Click na Imagem

domingo, 8 de fevereiro de 2015

"Caminhada de Sensibilização" sobre a prevenção do cancro do cólon, reuniu umas quatro dezenas de participantes, mesmo em manhã de muito frio

Teve lugar hoje no Centro Cultural de Arronches pelas 9h30 uma jornada de sensibilização sobre o cancro do cólon.

A enfermeira-chefe, Maria José, do Centro de Saúde de Arronches fez a introdução da estagiária de enfermagem Marlene Quintino, autora desta trabalho, que apresentou através de imagens e de uma eloquente explicação aos presentes, os sintomas e quais as ferramentas para que se possa atempadamente prevenir esta doença. 
Começou por explicar o que é o cancro do cólon, os factores e riscos. Para os presentes que enchiam a plateia, falou dos sintomas associados à doença e quais os exames de diagnóstico.
Finalmente passou a mensagem que é necessário estar atento aos sintomas, fazer exames com regularidade, sobretudo a partir dos 50 anos e a importância de uma alimentação equilibrada, para diminuir o risco de desenvolver a doença.
Depois desta oportuna iniciativa, nada como uma saudável caminhada em manhã de muito frio. A técnica do município Carla Dias, colocou os participantes em exercícios de aquecimento, seguindo-se depois um percurso, algo extenso mas com o sol a brilhar e a aquecer os corpos. Na "Ponte do Tinte", uma breve paragem para repor as forças, com a água sempre necessária para a hidratação do corpo e uma ou outra peça de fruta, seguindo-se o regresso ao local da partida.
A iniciativa envolveu a Junta de Freguesia de Assunção/Arronches, Escola Superior de Enfermagem e ULSNA/C.S.Arronches. Contou ainda com os serviços da GNR do Posto de Arronches, para a segurança dos participantes nos locais nevrálgicos do trânsito.













 Torneio de Malha de Arronches



 Ao mesmo tempo no Rossio (antigo Campo de Futebol) decorria o Torneio de Malha de Arronches, que envolveu a participação de jogadores desta modalidade com tanta tradição no Alentejo, e vindos de vários concelhos.




“O Jogo da Malha, Chinquilho ou Jogo do fito é um desporto onde se lançam discos de metal (ou pedras chatas, no caso do jogo do fito) em direcção a um pino com a intenção de derrubá-lo e/ou deixar a malha (ou o fito) o mais próximo possível deste pino.1 O jogo da malha é um jogo de pontaria aparentado com a galocha bigoden2, o jogo da relha e a petanca, sendo em tempos idos um passatempo tradicional das classes mais desfavorecidas”. Actualmente sem descriminações sociais, todos participam nesta modalidade.
A organização pertenceu à Junta de Freguesia de Assunção e contou com o apoio do Município de Arronches, Associação Terrimponente, Padaria Arguelles e Cafés Palmeira.