Click na Imagem

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Rastreio do Cancro da Mama - Prevenir faz toda a diferença

Este é o lema da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Junto ao Centro de Saúde de Arronches, está estacionada a Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama.
Prevenir faz toda a diferença e o N.A. quis saber através da técnica desta unidade móvel, Sara Carrilho, como se processa essa diferença.
Começou por nos dizer que “as senhoras deste como dos outros concelhos, são convocadas por carta para fazerem o seu exame de rastreio nesta unidade, e tem havido uma boa adesão”. Para Sara Carrilho o facto destas senhoras que vêm fazer o exame “é muito bom porque passam a palavra e faz com que mais adiram”.

Um dos factores que pode influenciar à não comparência diz que “tem a ver com algum desconforto que o exame provoca”. No entanto defende que “vale a pena suportar aquele desconforto da dor se, a partir daí, se pode despistar qualquer problema que possam ter, ou vir a ter”. Terminando por dizer que “é o primeiro passo para um futuro melhor, para evitar problemas”.
Ficámos a saber também, que a missão desta unidade móvel é apenas o de proceder ao rastreio. Qualquer dúvida que haja, as senhoras são encaminhadas para Lisboa, pois só aí é que saberão se são situações benignas, que não precisam de qualquer tratamento, ou antes pelo contrário, terão que ser submetidas a tratamento num hospital o mais perto da sua residência.