Click na Imagem

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Sala “Dos Chocalhos” do Centro Cultural de Arronches transforma-se em laboratório de treino para Desbridamento Cirúrgico

Três dezenas e meia de participantes animaram, no passado dia 8, a Sala "Dos Chocalhos" do Centro Cultural de Arronches. A iniciativa integra-se no âmbito da Escola de Verão (último trimestre), da ELCOS- Sociedade Portuguesa de Feridas (ELCOS), que tem a sua sede em Arronches.

Médicos e Enfermeiros provenientes de Leiria, Barreiro, Lisboa, Portalegre, Arronches, Évora e Beja, participaram na Oficina “Úlceras Por Pressão” organizada pelo Conselho Regional da ELCOS no distrito de Portalegre, em parceria com o Centro de Estudos e Tecnologias da Saúde da Universidade de Évora e com a colaboração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e da Câmara Municipal de Arronches que garantiu toda a logística.
Trata-se do primeiro de três eventos formativos em formato oficina, dirigidos aos médicos e enfermeiros do distrito de Portalegre, com a finalidade de aperfeiçoar práticas na resposta a doentes com feridas complexas. O formato “Oficina de Formação” é caracterizado pela criação de dispositivos de formação onde se privilegia o saber-fazer, a dimensão prática. É um formato orientado para garantir a experimentação/treino de métodos, técnicas e processos para uso na prática clínica: terapia compressiva, utilização do doppler e cálculo do IPTB; uso do micromotor, do diapasão, monofilamentos; desbridamento em tecido real, técnicas de sutura, entre outras actividades.
As próximas oficinas de 2016 ocorrerão nos dias 5 de Novembro e 3 de Dezembro próximos, mantendo-se as parcerias e colaborações já referidas. As temáticas são de elevado interesse regional: Úlcera de Perna, patologia que aflige um número muito relevante da população portuguesa, particularmente no Alentejo e Pé Diabético, entidade responsável pelo grande número de amputações dos membros inferiores, com particular prevalência no Alentejo que detém a maior taxa de amputações do país, duplicando, em 2014, a verificada na zona norte.
A ELCOS tem programada a Escola de Verão-2017 para todo o país, desde Viana do Castelo a Faro (em todos os distritos onde já detém Conselhos Regionais Distritais), pretendendo desenvolver os dispositivos formativos de treino clínico (Oficinas), em Arronches, em parceria com a Universidade de Évora. Verifica-se ainda a possibilidade (convite recente), de desenvolver esta actividade no laboratório da Faculdade de Medicina da Universidade da Beira Interior estabelecendo-se aí o Centro de Treino Clínico que havia sido perspetivado para as Salas do Edifício da Fortaleza, espaço formalmente cedido à ELCOS (sendo ainda a sua sede oficial).
Em 2017, alem das oficinas, dirigidas a profissionais de saúde, a ELCOS perspetiva desenvolver outras atividades, no âmbito da promoção da saúde, dirigidas à população de Arronches, em colaboração com a Câmara Municipal.
De referir que o espaço cedido à ELCOS pelo Município para a sua sede, se torna exíguo para estas iniciativas, que podem colocar Arronches como centro de referência destas temáticas, que envolvem cada vez mais a comunidade médica, enfermagem e científica.