Click na Imagem

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

“ELAS SÃO MELHORES AUTARCAS DO QUE ELES”

Mereceu chamada com este título à primeira página do Jornal de Notícias do dia 13 de Novembro, esta notícia sobre a gestão autárquica, levado a cabo pela investigadora Solange Nunes da Universidade de Aveiro.
Segundo revela o estudo, as mulheres têm contas e gestão mais transparentes. De entre as sete mulheres - quatro do PS, uma do PSD, uma do PSD/CDS e uma da CDU – está a Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho. Este estudo foi feito em 21 executivos liderados por mulheres entre 2009 e 2013.
O estudo revela que as autarquias lideradas por mulheres disponibilizam mais dados financeiros nos sites. Estas conclusões são baseadas nos números do Índice de Transparência Municipal, entre 2009 e 2013. Diz ainda o estudo que “são mães, esposas donas de casa, gestoras de orçamentos familiares e presidentes de Câmaras”.
Nas páginas centrais (em caixa) a autarca de Arronches e a de Miranda do Corvo (com milhões no banco) diz o jornal, foram as que menos pontuaram na questão da transparência financeira. 
Sobre esta questão a edil arronchense disse que “Fico muito triste. Tenho imenso orgulho em mostrar as nossas contas. Somos o 4ª na lista de pagadores. Pagamos a fornecedores em quatro dias, temos seis milhões disponíveis para o que quisermos. Temos que rectificar a comunicação no site. Somos um município pequeno, com 3200 habitantes, e devemos ter-nos descuidado”, lamentou a autarca.
Sabemos que estes estudos valem o que valem mas, é uma verdade insofismável que as mulheres são melhores gestoras dos recursos financeiros, quer em cargos públicos, privados ou no simples orçamento familiar.