Click na Imagem

domingo, 9 de novembro de 2014

Muito público no lançamento do livro "Pelos Trilhos do Silêncio" na biblioteca Municipal de Arronches

Decorreu ontem à tarde na Biblioteca Municipal de Arronches, no Centro Cultural, o lançamento do livro “Pelos Trilhos do Silêncio” da autoria de Alda Palmeiro, numa edição da “Alfarroba” com ilustrações de Nuno Ezequiel.
Esta obra que contou com a participação dos alunos da escola das Hortas de Cima, na Freguesia de Esperança no Concelho de Arronches, teve o apoio da Câmara Municipal de Arronches e da Delta Cafés. O evento atrasou-se um pouco precisamente por o Comendador Rui Nabeiro ter prometido estar presente no lançamento desta obra que lhe é particularmente cara. Só não esteve presente por se encontrar no hospital a acompanhar a sua esposa Dª Alice Nabeiro, conforme explicou Alda Palmeiro.
Andreia Salgueiro, em representação da editora “Alfarroba”, fez a introdução ao lançamento da obra de Alda Palmeiro e foi projectado um pequeno filme sobre o mesmo.
Fermelinda Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Arronches, saudou os autarcas presentes e o imenso público que preenchia o espaço da Biblioteca, encontrando-se entre o mesmo, professores, alunos e alguns daqueles que deram o seu contributo à obra, como antigos contrabandistas ou ex-guarda fiscais, porque é disso mesmo que o livro trata: Memórias do Contrabando.
A autarca fez ainda referência à forma como foi possível a colaboração do Município com a autora, uma professora que simboliza na sua forma mais simplista esta profissão que, acima de tudo, é um espírito de missão e dedicação ao ensino, sobretudo onde impera a ruralidade.
O ilustrador da obra Nuno Ezequiel, exibiu algumas paletas dos desenhos, explicando que quis dar à ilustração um carácter mais caricaturista, para que fosse pretexto para uma abordagem mais fácil por parte dos mais novos. De realçar ainda a caricatura que executou do Comendador Rui Nabeiro, que era para lhe ser oferecida o que vai acontecer posteriormente pelo facto já exposto.
Finalizou o lançamento do livro com a intervenção da autora que disse ser esta obra dedicada aos seus avós, também eles contrabandistas e referiu a especial dedicação e empenho por parte de todos os que a tornaram possível. 
Depois foi a vez de uma surpresa: Os alunos dedicaram uma prosa à sua professora que levou a que esta se emocionasse, recebendo no final um ramo de flores, entregue pelas crianças.
Num outro espaço do Centro Cultural, seguiu-se a sessão de autógrafos na aquisição dos livros e um lanche oferecido pelo Município, tendo Fermelinda Carvalho feito a entrega de umas lembranças a Alda Palmeiro.