Click na Imagem

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Reguengos de Monsaraz eleita “Cidade Europeia do Vinho 2015”

Na Assembleia-geral da RECEVIN em Jerez de la Frontera, Reguengos de Monsaraz conquistou o título de “Cidade Europeia do Vinho 2015”, numa eleição realizada em Espanha, mais concretamente em Jerez de la Frontera, ontem, dia 24 de Novembro.
A candidatura apresentada pela cidade alentejana - onde se propõe criar acções de valorização da cultura vitivinícola, estreitar sinergias e desenvolver iniciativas promocionais com os agentes do sector assim como com as restantes regiões de vinho europeias - foi a que se revelou mais estruturante, num concurso à qual também concorreram os vinhos da Bairrada e de Monção – Melgaço, ou seja os verdes.
Neste sentido, a realização da Gala Anual da Cidade Europeia do Vinho e dos Congressos Internacionais da Vinha e do Vinho e das Polifonias, o Encontro Europeu de Confrarias Enogastronómicas, o Mercado Esporão Slow Food Alentejo ou a dinamização de estágios para jovens viticultores europeus com seminários dirigidos por especialistas são algumas das muitas iniciativas a serem postas em prática pelo município, no próximo ano.
O título atribuído a Reguengos de Monsaraz pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) - e que visa distinguir, anualmente, uma cidade símbolo do desenvolvimento vitivinícola a nível europeu – vai permitir alavancar a promoção e afirmação dos vinhos do concelho, mas também de toda a região Alentejo, para além de possibilitar a prática de benchmarking a nível europeu.
Para a Entidade Regional de Turismo, o selo de “Cidade Europeia do Vinho 2015” é revelador das boas práticas que têm vindo a ser implementadas por Reguengos de Monsaraz, em particular, e pelo Destino em geral, para promover e requalificar um dos produtos endógenos de excelência do território.
Recorde-se que o Alentejo foi eleito, em Agosto deste ano, como a melhor região vinícola do mundo para visitar, numa votação promovida pelo USA Today, um dos jornais americanos com maior circulação.
A entrega do título “Cidade Europeia do Vinho 2015” a Reguengos de Monsaraz está agendada para Fevereiro de 2015, numa cerimónia a realizar no município agora eleito.