Click na Imagem

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Vladimir Vasilyev termina em 6º a 28ª Baja Portalegre 500, mas conquista a Taça do Mundo


Vladimir Vasilyev terminou em sexto lugar, mas conquistou 
a Taça do Mundo do Todo-o-Terreno (foto-Ricardo Tavares)

Teve lugar em Portalegre neste fim-de-semana, a 28ª vez a Baja de Portalegre, a prova rainha do 
todo o terreno português. 
De forma algo atípica a prova realizou-se sem chuva, com a pista muito dura e onde o pó marcou presença.
Em Portalegre muito havia por decidir, motos, moto-4 e automóveis tinham ainda o título nacional por decidir. A nível internacional, também a taça do mundo estava por decidir.
Nos automóveis a vitória foi para Ricardo Porém que se sagrou campeão nacional. Vladimir Vasilyev, apesar do sexto lugar acabou por vencer a taça do mundo.
Nas motos vitória e campeonato para Mário Patrão, que apesar de lesionado fez uma excelente corrida e beneficiou dos problemas de António Maio no prologo, onde o piloto da Yamaha foi relegado para o ultimo lugar depois de uma avaria mecânica que o obrigou a empurrar a moto até à meta durante vários metros.

De salientar ainda o infortúnio do piloto do nosso concelho, Manuel Marques, que depois de ter sofrido uma queda no prólogo não teve condições físicas para se apresentar na linha de partida no sábado. 
Nos quads a vitória foi para Luís Engeitado e o campeonato para Ricardo Carvalho, que viu a sua vida facilitada com a desistência de “Beto” Borrego devido a problemas mecânicos.
O piloto de Portalegre Vítor Caeiro realizou um excelente prologo ao terminar em quinto lugar, no dia da prova manteve um excelente ritmo e acabou por levar a sua Suzuki LTR ao oitavo lugar da geral.
Nos UTV vitória para João Lopes, que conseguiu dez anos depois voltar a vencer a prova do ACP Motorsport, em 2004 tinha vencido aos comandos de um moto-4. É também o único piloto a vencer a Baja de Portalegre em duas categorias distintas. 
(Texto e fotos|Ricardo Tavares)