Click na Imagem

domingo, 14 de dezembro de 2014

Comemoração do 35º Aniversário da Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches


A Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches comemorou ontem, dia 13 de Dezembro, os seus 35 anos de existência. A data foi assinalada com a dignidade que a ocasião e os Soldados da Paz merecem, pelo apoio à população que ao longo destes anos tem sido servida por eles exemplarmente.

Pela manhã na Parada do Quartel foi hasteada a Bandeira com formatura, numa cerimónia simples, onde também foram impostas divisas a Bombeiros promovidos.

Na abertura da sessão solene que se iniciou pelas 11 horas, estiveram presentes a Presidente da Câmara Municipal de Arronches, a 2ª Comandante Operacional Distrital de Portalegre e o Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Portalegre e representante da Liga dos Bombeiros Portugueses.
O Comandante Nuno Costa, saudou os presentes agradecendo a sua presença, recordou todos os que o antecederam, referindo que não defende que o passado foi melhor do que o presente, como tal deseja que aqueles que vierem no futuro consigam fazer mais e melhor do que está a ser feito no presente: Estar sempre ao serviço dos arronchenses, do Distrito e do País.
O Presidente da Associação, Paulo Trindade na sua intervenção falou sobre os objectivos desta celebração, recordou todos os elencos directivos que ao longo destes anos passaram pela associação. Sobre a direcção a que preside, lembrou que o percurso no início foi mais facilitado pelas normas que então imperavam, sobretudo no transporte de doentes que era uma fonte de receita para que o futuro fosse encarado com optimismo. Depois deparam-se com as dificuldades conhecidas e que atingiram todas as associações. Recordou Paulo Trindade que as dificuldades financeiras e de meios pelas quais vêem passando, só tem sido possível transpor essas barreiras com a ajuda da Câmara Municipal de Arronches, das Juntas de Freguesia do Concelho, mas também da população, agricultores e empresários, com a sua solidariedade.
Nas outras intervenções destaque para o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, quando referiu o trabalho que foi feito em conjunto com outras entidades que, através do QREN, conseguiram canalizar para os bombeiros da região sete milhões de euros, e a esperança que tem (...) que no próximo Quadro Comunitário possam beneficiar de outras verbas importantes para a boa operacionalidade dos Bombeiros do Distrito.

A Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho, referiu todo o apoio que o Município tem prestado à Associação quer financeiramente, como os serviços que são prestados através das oficinas da Câmara. Salientou ainda a edil que tudo o que se possa fazer pelos bombeiros é pouco. Recordando que, mesmos os que não são católicos, em momentos de aflição clamam por Deus, por isso não nos devemos lembrar só dos Bombeiros, quando deles necessitamos.

Seguiu-se a entrega de Medalhas aos elementos do Corpo Activo, Manuel Paulino, José Baptista, António Paulino e Nicolau Afonso. Depois foram entregues as medalhas de Serviços Distintos-Grau Ouro, à Dª Maria Constança Romão de Moura, Senhores Francisco Romão Tenório, Elias Martins e António José Calado Pinto.
Por fim, a Associação não quis esquecer os Presidentes de Câmara, que ao longo destes 35 anos foram pedra de toque para que os Bombeiros de Arronches desempenhassem a sua missão ao serviço das populações. A Medalha foi entregue à Câmara Municipal, com a qual foram agraciados a título póstumo Miguel Lagarto, na pessoa do seu neto Carlos Flores, Gil Romão e Fermelinda Carvalho.

Nas instalações do “Celeiro” houve um almoço de convívio, oferecido pela Junta de Freguesia de Assunção, onde no final se apagaram as velas e se cantou os parabéns por estes 35 anos de actividade em prol do próximo.
Durante a tarde teve lugar no auditório do Centro de Educação Ambiental um Seminário pelo Núcleo de Mergulho do Distrito de Portalegre, aberto à população, onde foram focados assuntos de grande interesse, seguindo-se um debate.
Já noite na Piscina Municipal foi a vez de envergar o fato de mergulho e todos os seus componentes para um baptismo igualmente aberto à população e uma outra fase apenas e só para os Bombeiros

Click nas imagens para ver em formato maior