Click na Imagem

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Breve História do Parlamentarismo Português, a exposição Itinerante da Assembleia da República no Centro Cultural de Arronches

A Galeria do Centro Cultural de Arronches recebeu a Exposição Itinerante da Assembleia da República. A inauguração teve lugar hoje pelas 18 horas e estará patente ao público até 30 de Janeiro, dentro do horário deste espaço.
O Vice-presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, na impossibilidade da Presidente da Câmara poder estar presente por motivos de saúde, saudou todos os presentes a agradeceu ao Dr. Francisco Távora e restante equipa, a possibilidade que deram ao Município de Arronches e às suas gentes, de poderem desfrutar de uma exposição tão importante como esta. Entre o público estavam presentes vários autarcas, a Directora do Agrupamento de Escolas de Arronches e público anónimo.
O Dr. Francisco Távora, responsável pela exposição que descreve a “Breve História do Parlamentarismo Português”, proporcionou aos presentes uma autêntica “visita guiada” sobre a história da Casa da Democracia, desde a sua origem no Palácio de S. Bento que remonta a 1598, altura em que se iniciou a construção de um Mosteiro Benedito na Quinta da Saúde. Depois da Revolução Liberal e extintas as ordens religiosas, o mosteiro é transformado no Palácio das Cortes.
Os belíssimos painéis desta exposição, vão contando a história das várias adaptações e reconstruções pelas quais passaram os espaços que viriam a albergar a Câmara dos Pares do Reino ou a Câmara dos Deputados. Referindo também o Dr. Francisco Távora os autores das várias remodelações e projectos.
A tragédia de um incêndio viria a destruir a Sala das Sessões da Câmara dos Deputados que, na sua reconstrução, da autoria do arquitecto Ventura Terra, trouxe a imponência e dignidade onde se alberga este Órgão de Soberania. Estas obras que se prolongaram por mais de 50 anos, deram também a possibilidade de artistas consagrados terem as suas obras representadas num local com a dignidade e magnitude da “Casa da Democracia”, como Veloso Salgado, Alves Cardoso, Columbano, Martins Barata e Adriano Sousa Lopes.
Hoje para além da monumental escadaria exterior criada em 1941 por Cristino Silva, pode-se observar o frontão triangular com a alegoria à Pátria de Simões Almeida Sobrinho. As quatro esculturas centrais representam a Prudência, a Justiça, a Força e a Temperança.
No final do périplo pelos vários painéis, houve algumas questões colocadas ao Dr. Francisco Távora que depois da sua magnífica “aula cultural” foi amplamente aplaudido.
A Câmara Municipal de Arronches no final da abertura da exposição ofereceu aos presentes um beberete, em que os produtos gastronómicos da nossa região fazem sempre as delícias de quem os pode degustar.
Para os que não puderam estar presentes na abertura, aconselhamos quando possível, uma passagem por esta exposição no Centro Cultural de Arronches. Vai ver que vale a pena.