Click na Imagem

sábado, 10 de janeiro de 2015

Hotel Rural de Santo António inaugura exposição do artista plástico Mário Reis

Foi inaugurada hoje no Hotel Rural Santo António a exposição de pintura"Antigamente" de Mário Reis. O artista plástico que nasceu há 62 anos em Portalegre, um autodidacta cuja história de vida reflecte o acreditar nas suas capacidades e objectivos. Possuidor de uma técnica quase retratista que impressiona pelo pormenor, podem ser agora apreciadas as suas obras num espaço seleccionado do hotel por onde diariamente passam os seus clientes.
Na personalidade forte deste artista plástico, somos confrontados com a sua faceta humanitária e solidária. Algumas das suas obras foram cedidas a instituições públicas e organismos culturais mas, também as portas do seu atelier, estão sempre abertas para transmitir os seus conhecimentos a todos aqueles que os julguem necessários. 

Com um vasto currículo, Mário Reis que já foi coordenador de projectos culturais e desempenhou funções de relevância, viu também a sua carreira ser reconhecida através de vários organismos e do próprio Ministério do Trabalho e da Segurança Social no tempo de Vieira da Silva.
Na abertura da exposição Jorge Velez, Director do Hotel Rural de Arronches, teve a ocasião de explicar aos presentes que "este não é um espaço que venha a substituir museus, mas sim uma das muitas iniciativas que o hotel pretende manter a nível cultural, disponibilizando um local, onde podem ser dados a conhecer aos clientes, e não só, a obra de outros artistas".
De Mário Reis disse ser "um amigo de há muitos anos" e que prontamente acedeu a abrir este ciclo a nível cultural que o hotel programou e que muito honrou todos quantos fazem parte desta unidade hoteleira.
Mário Reis por sua vez realçou as suas raízes e os seus princípios, assumindo-se como um autodidacta que foi percorrendo passo a passo um longo caminho, ao fim do qual começou a ver reconhecida a sua obra. Reafirmou que no seu atelier está sempre disponível para ajudar quem dele precisar neste caminho da pintura, pese actualmente não estar a tempo inteiro em Portalegre, já que de momento está focalizado num projecto em Amarante.
Quem visitar esta exposição, cliente ou não do Hotel Rural Santo António, pode observar um vasto número de obras de Mário Reis com as quais muitos se vão identificar, em especial se forem naturais ou residentes neste distrito de Portalegre.
De recordar que a pintura de Mário Reis está presente em muitas colecções quer de instituições públicas como de empresas privadas e coleccionadores em Portugal e no estrangeiro.