Click na Imagem

domingo, 18 de janeiro de 2015

"JÁ FOI ASSIM..." o livro de Emiliano Rodrigues apresentado ontem na Biblioteca Municipal de Arronches

Foi ontem apresentada a obra de Emiliano Palmeiro Rodrigues, na Biblioteca Municipal do Centro Cultural de Arronches. Emiliano Rodrigues um arronchense de pró, que muito deu à sua terra e que daqui partiu nos anos setenta, sempre esteve ligado ao seu pedaço de chão, por raízes tão arreigadas à terra que o levou a escrever (edição do autor) anteriormente uma brochura sobre Arronches, na perspectiva de um passado diferente daquele que hoje se vive.

Com o apoio da Câmara Municipal de Arronches e incentivado pelo vereador José Bigares, como frisou o autor na apresentação de “Já Foi Assim…”, este novo livro de Emiliano Rodrigues, leva-nos numa viagem num período que medeia os anos trinta e setenta.
A apresentação do livro contou com a presença de muito público, muito dele contemporâneos de Emiliano Rodrigues e vários autarcas. Na mesa Emiliano Rodrigues esteve ladeado pela Presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, o Vereador José Bigares e o Coronel João Ribeiro, autor do prefácio.

Fermelinda Carvalho congratulou-se pela Câmara poder participar na edição desta obra deste arronchense, que nos fala de uma época em que Arronches contava com uma população de mais de 6.000 habitantes. Recordando que existia então com um comércio e uma agricultura pungente para a época, em confronto com a realidade de hoje em que a população está reduzida a metade e na sua maioria idosa. 

O Coronel José Ribeiro, genro do autor, referiu a capacidade de memorização demonstrada por Emiliano Rodrigues, ao percorrer de forma transversal um período tão longo da história de Arronches, focando factos que abrangem vários sectores da sociedade de então, e toda a pesquisa que fez junto de familiares e amigos para completar este seu “Já Foi Assim…”.
Por fim o autor em breves palavras situou-nos no contexto da sua obra. Agradeceu à Câmara Municipal o assumir esta edição, referindo que foi por influência de José Bigares que, agora ao estar na casa dos oitenta anos, se ver metido como disse nesta “alhada”. Isto para além de afirmar que sempre foi um apreciador de bons livros, da escrita, mas nunca fazer literatura.
No final a Câmara Municipal de Arronches ofereceu a todos os presentes um exemplar da obra de Emiliano Rodrigues, que este autografou um a um. Seguiu-se depois um beberete que serviu de convívio entre todos, para trocar impressões sobre mais este livro de Emiliano Rodrigues e, com alguns, reviver memórias de um passado já tão longínquo como o que a obra abrange.
Para finalizar apenas duas notas. O Notícias de Arronches congratula-se com a edição desta obra, agora sim de maneira mais condizente com o seu valor patrimonial mas, ao mesmo tempo não pode deixar de apontar um lapso que nos parece evidente: Na lombada do livro não consta o título da obra, nem o autor, o que para colocar numa prateleira de biblioteca causa uma certa dificuldade em identificar. Ao autor, nosso Amigo e assinante desde a primeira hora, felicitamo-lo pela obra e desejamos-lhes muitos mais anos de vida… e que publique mais obras para nosso regozijo. Fernando N. Marques