Click na Imagem

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Maioria chumba proposta do PS para melhorar o Hospital de Santa Luzia em Elvas

A Federação Distrital de Portalegre do Partido Socialista reage com perplexidade aos comportamentos políticos dos responsáveis distritais do PSD durante esta semana.
Na quarta-feira, dia 25, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República apresentou um projecto de resolução, cuja primeira subscritora era a deputada pelo distrito de Portalegre, Sandra Cardoso, e que visava, na sua essência, defender o Hospital de Santa Luzia, em Elvas, com a requalificação do seu serviço de urgências e na decorrência dessa requalificação, a referenciação dos utentes de Alandroal, de Borba, de Vila Viçosa e de Estremoz para aquela unidade hospitalar.
Com tal proposta, atingiam-se automaticamente dois objectivos: por um lado, o distrito de Portalegre passaria a contar com mais capacidade instalada na área da Saúde, o que favoreceria os cidadãos do Alto Alentejo. Por outro lado, passaríamos a ter uma unidade prestadora de serviços a outros, o que aumentaria, a todos os níveis, a importância das nossas unidades de serviço público.
Contudo, logo na discussão do projecto de resolução, o deputado do PSD, Cristóvão Crespo, eleito pelo distrito de Portalegre, proferiu um violento ataque a uma iniciativa que defendia o Alto Alentejo e os seus eleitores. Cristóvão Crespo, mais uma vez, assumiu que é mais importante defender os parâmetros contabilísticos do Governo, do que as populações que o elegeram.
A somar à posição injustificável do deputado Cristóvão Crespo, está a falta de força política dos responsáveis distritais do PSD que na pessoa do presidente da distrital, Armando Varela, ainda que revestido da posição institucional de presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, dirigiu um apelo a todos os grupos parlamentares para que o projecto de resolução fosse aprovado.
Tal apelo caiu em saco roto junto dos partidos do Governo. Principalmente, junto do PSD, partido cujo o máximo representante distrital é, precisamente, Armando Varela.
Hoje, sexta-feira, dia 27, o projecto de resolução apresentado pelo PS foi rejeitado pela maioria parlamentar PSD/CDS.
O Partido Socialista reitera a sua posição de que o principal objectivo em política é o compromisso com os cidadãos.
O presidente da Federação Distrital de Portalegre do PS, Luís Moreira Testa, assume que “as pessoas têm de ser o centro da acção política. É com esse objectivo que o Partido Socialista persistirá na apresentação de propostas que sejam benéficas para o Alto Alentejo e para os habitantes do distrito de Portalegre. Qualificamos de desprezíveis as acções do PSD, que tornam o próprio partido inútil para a nossa região”.
(Federação Distrital de Portalegre do Partido Socialista)