Click na Imagem

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Monforte - "Histórias para a barriga"

“Histórias para a Barriga” e “Barrigas de Gesso” são duas iniciativas que a Câmara Municipal de Monforte, através do seu serviço da Biblioteca e em parceria com o Centro de Saúde local e a Escola Superior de Saúde de Portalegre, lançou em simultâneo, juntando-as num único projeto, pois, de acordo com os respetivos objetivos e metodologias, foram concebidas de modo a complementarem-se.
Segundo explicou Vitória Medalhas, a responsável pela Biblioteca Municipal, “Histórias para a Barriga é uma atividade de leitura para grávidas, a partir das 24 semanas de gestação, que vem colmatar a inexistência de ações pré-natais que se desenvolvam em torno do livro e da leitura, proporcionando um espaço no qual se partilham histórias, livros e momentos de relaxamento com os futuros pais. Para além disso, pretende-se facultar ferramentas para estimular nos bebés o gosto de ouvir histórias, explorando diversas formas de abordagem à leitura e fomentando a interação entre os participantes”.
“Ler para bebés, mesmo antes de terem nascido, e habituar as crianças nos primeiros anos de vida aos livros”, esclareceu ainda a Bibliotecária, “é um estímulo à criatividade, imaginação, inteligência e à capacidade verbal e de concentração das crianças”.
Aproveitando os recursos disponibilizados, “Barrigas de Gesso” é uma iniciativa complementar preparada de maneira a oferecer às grávidas, a partir das 36 semanas de gestação, a possibilidade de “moldar em gesso as suas barrigas transformando-as em obras de arte para recordarem, mais tarde, com os seus filhos”.
Todas as atividades a desenvolver no âmbito deste projeto funcionarão por marcação prévia, numa sala da Biblioteca Municipal, de fevereiro a maio, em sessões quinzenais.