Click na Imagem

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

“O Lince Ibérico” uma exposição sobre o felino mais ameaçado do Planeta no Átrio do Centro Cultural de Arronches

"O alerta global para a necessidade de intervir para evitar a extinção do lince-ibérico foi dado pela União Internacional para a Conservação da Natureza quando, em 1986, classificou a espécie como “Em Perigo” no âmbito da Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas, estatuto que foi alterado em 2002 para “Criticamente Em Perigo”, como resultado do agravamento do risco de extinção".
Com esta exposição pretende-se trazer ao conhecimento público as características e as razões que fazem desta, a espécie de felino mais ameaçada do planeta.
A decorrer no átrio Centro Cultural de Arronches, de 2 a 12 de Março de 2015, a exposição apresenta uma perspectiva histórica da ocorrência deste animal na Península Ibérica, o seu recente desaparecimento do território português e os esforços que têm vindo a ser realizados para a sua reintrodução em meio natural.
A exposição procura ainda dar a conhecer as particularidades morfológicas e comportamentais dos linces, as ameaças, os seus habitats e presas preferenciais e evidenciar a importância desta espécie no equilíbrio dos ecossistemas onde ocorre.
Para informação adicional sobre a espécie em Portugal consultar o site: http://www.icnf.pt/portal/icnf/noticias/destaques/lince ou http://areasprotegidas.icnf.pt/lince