Click na Imagem

quarta-feira, 4 de março de 2015

Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre e CAP promovem sessão de esclarecimento aos agricultores sobre as reformas da PAC

A Associação de Agriculturas do Distrito de Portalegre, da qual é Presidente a Eng.ª Fermelinda Carvalho, em colaboração com a Confederação dos Agricultores de Portagual-CAP, apresentou no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre a Aplicação da Reforma da PAC em Portugal para os próximos cinco anos.
A Presidente da Associação dos Agricultores de Portalegre, saudou os presentes e recordou que esta iniciativa ia no sentido de um melhor conhecimento das novas regras da PAC.
Reafirmou que dentro do possível os agricultores do distrito, que são um segmento da produtividade do distrito que se mantêm forte, enquanto empresas fecham e se vive um período de desertificação, podem contar com a sua associação para os ajudar a resolver os seus problemas. 
O professor Paulo Brito da ESTG, fez uma introdução aos presentes sobre as valências da Escola e do Instituto, sobretudo aquelas que estão directamente ligadas ao sector agrícola e que vão desde a administração, gestão, marketing, engenharia informática ou tecnologias de produção de biocombustíveis.
Mais pormenorizadamente o professor João Ramacho, realçou a importância dos cursos que hoje são ministrados nesta escola e que podem, ao serem também em período pós laboral, ser uma mais-valia na preparação dos interessados em obter licenciaturas ou mestrados em áreas, muitas delas viradas para uma nova agricultura.O conhecimento de determinadas matérias e estudos, podem gerar muitas vezes os seus próprios meios a incorporar na produção. Recordou ainda que a ESTG, dispõe e já tem parcerias com algum do sector agrícola com o seu laboratório de análises quer nas águas, como nos vinhos, azeites, produtos hortícolas ou biomassa.
Da Confederação dos Agricultores de Portugal vieram os técnicos Sílvia Brandão, Cláudia Gonçalves, Anabela Piçarra e Pedro Cruz, para elucidarem os agricultores que enchiam o auditório, sobre a aplicação da Reforma da PAC em Portugal para os próximos cinco anos.
O Regime de Pagamento Base (RPB), Greening (pagamento por boas práticas para o clima e ambiente), Pagamento para jovens agricultores, Pagamentos ligados/Apoio associados, como a pecuária (vacas leiteiras, ovinos e caprinos), produção de arroz ou tomate e o regime da pequena agricultura, foram dissecados pelos técnicos da CAP, para uma melhor compreensão dos agricultores sobre as alterações que foram introduzidas com esta nova reforma.