Click na Imagem

quinta-feira, 5 de março de 2015

Cristóvão Crespo deputado do PSD pelo Distrito, torna pública a sua posição face aos Projectos de Resolução sobre o Hospital de Santa Lúzia de Elvas, votados na A.R.

Com pedido de publicação recebemos do Deputado pelo PSD, Cristóvão Crespo, o e-mail que abaixo se transcreve. Para melhor esclarecimento o deputado enviou-nos as declarações de voto sobre a sua posição referentes a cada um dos projectos.

Exmº Senhor
Director de Informação

"Na última semana foram discutidas e votadas na Assembleia da República, uma Petição e três Projectos de Resolução, respeitantes ao Hospital de Santa Luzia de Elvas (HSLE).
Os projectos de resolução foram rejeitados pelos votos do PSD e do CDS, tendo os partidos da oposição votado favoravelmente.
O HSLE está integrado na ULSNA desde 2007, num modelo que pretendeu integrar os hospitais e centros de saúde existentes no distrito.
Concordamos que essa gestão conjunta é potenciadora dos recursos, quando todos sabemos que os principais problemas na área da saúde, em particular em regiões como a nossa, é a escassez de recursos, essencialmente recursos humanos, isto é médicos.
Não podemos deixar de estranhar que o PS tenha agora apresentado um projecto de resolução quando foi o governo do PS a definir o modelo e as valências.
A classificação do Serviço de Urgência do HSLE foi definido na altura e as questões que agora se colocam, já eram sentidas nesse momento.
Essa classificação permite até que na urgência estejam salvaguardadas nas áreas da Cirurgia geral e Ortopedia.
Quanto à questão dos concelhos limítrofes, pertencentes ao distrito de Évora, tem sido possível o acesso das populações ao HSLE.
Consideramos até que se no futuro for possível compatibilizar a rede de referenciação entre as estruturas de saúde do Alto Alentejo e o Alentejo Central, para acomodar os concelhos referidos na rede do Alto Alentejo, seria uma alteração positiva tanto para a ULSNA como para o HSLE.
Também cabe notar que a oferta de serviços foi reforçada com alargamento de cuidados de saúde nas áreas de oftalmologia, otorrino e psiquiatria.
Está a preparar-se o HSLE para poder dentro da Directiva Comunitária vir a aproveitar os serviços ambulatórios à procura transfronteiriça.
Porque foi aprovado ontem na última reunião do Conselho de Ministros, não poderíamos deixar de nos congratular com a decisão de alargar a isenção de taxa moderadora a todos os menores, isto é todos os cidadãos até aos 18 anos.
Igualmente a medida de prorrogação da possibilidade de contratação de médicos reformados para suprir as grandes carências que o SNS sente é bem vinda.
Com a certeza que as decisões tomada são as que melhor acautelam a melhoria da prestação de cuidados de saúde às populações do Distrito de Portalegre".
Com os melhores cumprimentos

Cristóvão Crespo
Deputado à Assembleia da República