Click na Imagem

sábado, 25 de abril de 2015

Comemorações do 25 DE ABRIL em Arronches, com dia cinzento e pouca participação popular

Dia cinzento, como que a anunciar uma bruma na memória cada vez mais acentuada, de um dia significativo no que para a liberdade de um povo representa o 25 de Abril. Apenas a classe política, e nem todos, se fizeram representar nas Comemorações do 41º Aniversário do 25 de Abril em Arronches. 
Os políticos e alguns representantes de instituições e colectividades. O povo, aquele no nome do qual os militares de Abril se bateram para voltar a ter liberdade, se bem que por detrás de tudo isto estava uma guerra colonial que sacrificava uma juventude e, em especial, a classe dos oficiais e sargentos milicianos, esse apareceu timidamente nas ombreiras das portas…para ouvir a banda tocar. Mas essa é outra história, que só aqueles que viveram esses tempos podem avaliar. As gerações mais recentes (depois deste data) só sabem o que foi o 25 de Abril por aquilo que na escola lhes foi contado. Por isso é natural o seu desinteresse por estas comemorações.
No Largo do Rossio, a Presidente da Câmara Municipal de Arronches, pelas 9 horas dava solta aos pombos ali colocados num transporte próprio do Clube Columbófilo Arronchense.
À Praça da República, chegava pelas 9h30, a Banda Euterpe de Portalegre, que este ano abrilhantou estas comemorações. No edifício dos Paços do Concelho, o Presidente da Assembleia Municipal e a Presidente da Câmara, hasteavam as bandeiras ao som do Hino Nacional. Seguiu-se um breve recorrido por duas das principais artérias no Centro Histórico da Vila, voltando a comitiva à Praça da República, onde a Banda Euterpe interpretou a música de Paulo de Carvalho “E Depois do Adeus”, um dos símbolos da Revolução dos Cravos.

(Ler mais na edição em papel de Abril)