Click na Imagem

quarta-feira, 15 de abril de 2015

O Comando Operacional Distrital de Portalegre da Protecção Civil reuniu em Arronches

O Comandante Operacional Distrital de Portalegre, Belo Costa, reuniu hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Arronches num briefing, com vários elementos responsáveis pela Protecção Civil no Distrito.
A Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho, como principal responsável pela Protecção Civil no Concelho, por inerência do cargo político que desempenha, deu as boas vindas aos presentes nesta reunião.
O Comandante Belo Costa fez uma exposição detalhada da situação a nível do Distrito e do Concelho, respeitante ao ano de 2014 e de 2015 com alguns dados já referentes ao presente mês de Abril.
Das mais de 5.000 ocorrências registadas em 2014, apenas 170 dizem respeito ao Concelho de Arronches, onde se registaram 11 incêndios.
De forma sintetizada e através dos gráficos apresentados, ficou-se a saber que no respeitante a incêndios florestais estes diminuíram mas, já a área ardida aumentou, sendo que o padrão de área ardida se cifra nos 3.000 hectares. Em grande parte esta evidência deve-se a uma resposta eficiente por parte dos bombeiros, conjuntamente com as outras forças operacionais envolvidas. No que se refere ao Concelho de Arronches o Comandante Operacional Distrital da Protecção Civil considera que, quanto aos Bombeiros Voluntários de Arronches, “está tudo operacional quanto a dispositivos de vigilância e detecção”. Todas as ocorrências registadas em Arronches “foram resolvidas no ataque inicial aos incêndios”, o que para o responsável máximo a nível distrital é “digno de registo”.
Os gráficos apresentados e referentes ao ano de 2015, dão-nos conta que em termos comparativos, este é o 2º pior ano no que concerne a incêndios no Distrito.
O Eng.º João Costa da Protecção Civil, salientou na sua intervenção, que as bacias hidrográficas do Tejo e Guadiana, que estão inseridas no Distrito de Portalegre, até 31 de Março, houve um aumento em 13 e um decréscimo em nove delas. Mais concretamente e porque são as que envolvem o Concelho de Arronches, a do Abrilongo regista 86,6% da sua capacidade de armazenamento e a do Caia 79,8%. Esta última encontra-se por agora numa linha de preocupação, se bem que, para este responsável da Protecção Civil, o I.M.A.A, ainda prevê alguma pluviosidade para os próximos tempos.
No que ao planeamento se refere, é imperioso fazê-lo atempadamente, sobretudo as pré-contratualizações nos fornecimentos de combustíveis, alimentação e máquinas, por exemplo de rastos, porque isso pode dificultar por vezes a operacionalidade das forças envolvidas nos combates aos incêndios, sublinhou Belo Costa.
O Eng.º João Silva do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas-ICNF, alertou para a situação de algumas viaturas inoperacionais, mas deixou uma esperança também. A pretensão de Arronches vir a ter a sua equipa de Sapadores, pode estar para breve, com o empenho do Presidente da CIMAA. Sobre esta matéria, Fermelinda Carvalho, enquanto edil e responsável pela Protecção Civil do Concelho, disse que “lutou enquanto Presidente da Câmara” para termos no Município essa equipa de sapadores. Todos os representantes das forças que englobam este comando, que emana da Autoridade Nacional de Protecção Civil, foram peremptórios em reconhecer que, o Concelho de Arronches, por estar integrado na Rede Natura e no Parque Natural da Serra de S. Mamede, deve ter essa equipa de sapadores.
Para o Capitão Janeiro, do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente-SPNA, da GNR, é importante apostar na prevenção. Deu como exemplo os custos (financeiros e ambientais) entre a prevenção e a intervenção. Apelou mesmo à Presidente da Câmara que, também como responsável pela Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre, da necessidade da consciencialização dos agricultores para as queimadas. Referiu ainda o Capitão Janeiro que, Arronches, é o Concelho mais seguro (segundo um estudo que citou), mesmo à escala nacional, porque é o que regista menos criminalidade per capita.