Click na Imagem

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Partido Socialista/Arronches vota contra o Relatório e Demonstrações Financeiras Relativos ao ano 2014 e absteve-se sobre a 1ª Revisão ao Orçamento Municipal. Os documentos foram aprovados com os votos da maioria PSD.

A Reunião de Câmara que teve lugar hoje, nos Paços do Concelho do Município de Arronches, sofreu uma pequena alteração à ordem dos trabalhos, visto que nos mesmos constava a alienação de 5 lotes de terreno para habitação dos loteamentos da Caleja de Santo António e da 3ª fase do Bairro de Santo António. Para que os interessados não tivessem que estar sujeitos a assistir à quase totalidade da reunião, essa alteração estava justificada. Dos cinco lotes foram adquiridos dois, por dois jovens casais. Foi manifesta a satisfação de todos os vereadores porque é a garantia que, à partida, mais dois casais se vão fixar no Concelho, contribuindo assim para que não haja um aceleramento na desertificação deste concelho do interior.
Sem margem para dúvidas que os pontos (politicamente) de maior interesse, era ver com seria a votação do Relatório de Gestão e Demonstração Financeiras relativos ao ano de 2014, e a 1ª revisão ao Orçamento Municipal de 2015 e às Grandes Opções do Plano do Quadriénio de 2015/2018, apresentadas pelo técnico superior do Município, João Catarro.
No primeiro dos casos o Partido Socialista votou contra, apresentando uma declaração de voto e, no segundo caso, optou pela abstenção. Com pontos de vista totalmente opostos, enquanto o PSD defende como estratégia que o dinheiro deve ser bem gerido e esperar por fazer obras deste que as mesmas possam ser candidatadas a Fundos Comunitários, embora admita que com o novo Q.C. algumas delas terão que ser executadas com o dinheiro do Município.
Por outro lado, o Partido Socialista defende na sua declaração de voto, que “verifica-se que a execução orçamental da receita e da despesa” mostra que continua-se a “registar a receita com um maior aumento dos últimos anos”. Já quanto ao Plano Plurianual de Investimento (PPI) “verifica-se mais uma vez, que a sua execução foi extremamente baixa cifrando-se nos 30%”.
Ora isto quer dizer em linguagem mais simplista, que para a oposição a receita aumenta substancialmente mas tem sido executada pouca obra por parte do Município de Arronches.
A Presidente da Câmara face à posição do PS, defende que “há que gerir bem os dinheiros públicos”, e que “assume” essa estratégia. Acrescentou ainda que à população no essencial 
 neste, como no mandato anterior, tudo têm feito para que os arronchenses tenham da parte da Câmara tudo aquilo que necessitam. Até ao final do mandato disse que “ainda há obras para fazer", como prometeu nas eleições aos arronchenses.
Ler mais na edição em papel do Noticias de Arronches