Click na Imagem

domingo, 17 de maio de 2015

Empresários da hotelaria e restauração reuniram-se com responsáveis da CCDRA e ERT no Hotel Rural de Arronches

Para a inauguração de uma sala no Sever Rio Hotel o Presidente da ERT-Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, convidou vários representantes da restauração e hotelaria do distrito para estarem presentes com os responsáveis pelo sector do Turismo. Jorge Velez, Director do Hotel Rural de Arronches, sugeriu então um segundo encontro entre empresários, investidores e representantes da CCDRA e da ERT-Turismo do Alentejo e Ribatejo, para o que disponibilizou a unidade hoteleira de Arronches.
A finalidade era dar continuidade a estes encontros, debater com os responsáveis o programa Alentejo 2020 para este sector. 
A ideia foi aceite e no final da tarde/noite do dia 14 de Maio, no Hotel Rural de Arronches, juntaram-se da ERT- Turismo do Alentejo e Ribatejo o Dr. Pedro Beato e o Dr. Hugo Magalhães da empresa CH Consulting, pela CCDRA, António Costa da Silva (Vogal Executivo da Comissão Directiva) e Dr. Luís Castilho, responsável da Agenda da Competitividade e Internacionalização, para debaterem (durante um jantar) questões e clarificar dúvidas com os responsáveis pelo Hotel Convento de Alter, Horta do Muro, Hotel Casa do Parque, Hotel El-Rei D. Manuel, Torre de Palma Wine Hotel, Monte Filipe Hotel & SPA, Casa D’Alegrete, Dom Dinis Turismo Rural e Sever Rio Hotel.
António Costa da Silva (Vogal Executivo do Programa Alentejo 2020 da CCDRA) disse ao Notícias de Arronches que ”a finalidade deste encontro informal é uma iniciativa dos empresários do sector do turismo do Alto Alentejo, são eles os promotores deste ideia” que na sua perspectiva “é uma excelente ideia falarem e organizarem-se para perceberem o que é que têm de apoios”. Considera ainda que para além do aspecto individual de cada empresário e investidor “é necessário que percebam o que podem conseguir a nível de apoios em conjunto, porque é uma matéria muito importante”.
No essencial António Costa da Silva veio a este encontro expressamente para falar informalmente sobre “o Programa Operacional Regional que é o Alentejo 2020, que obviamente está inserido no Portugal 2020”.
Nessa conversa mantida com os empresários do sector presentes, ela foi dirigida para os apoios directos às empresas para quem quer apostar no investimento à inovação, os vales inovação ou outros, que são instrumentos muito importantes. Referiu sobretudo que “as acções colectivas são instrumentos apropriados, para iniciativas conjuntas, por exemplo para os que querem fazer a sua internacionalização, ou seja, com um instrumento só, financiar os empresários todos”. 

Por parte do representante da ERT, a ideia deste encontro disse fazer todo o sentido e que é necessário cada vez mais, neste sector o trabalho em rede, apoiado por este programa, para que haja uma maior capacidade de resposta face aos desafios que se podem colocar ao sector hoteleiro e à sua capacidade de resposta no Alentejo.
No final da reunião, esclarecidas as questões levantadas e o debate de ideias, o director do Hotel Rural Santo António, Jorge Velez, disse ao N.A. que este encontro foi um pequeno contributo que a unidade hoteleira de Arronches quis prestar, mas que não pode ficar por aqui. Nesse sentido foi já acordado uma nova reunião que terá como cenário o Hotel Convento de Alter do Chão, para o que se prontificou o seu director Rui Parada.
(Ler mais na edição em papel do Notícias de Arronches de Maio)