Click na Imagem

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dia Mundial da Criança assinalado em Arronches

Foi assinalado hoje em Arronches no Jardim do Fosso, o “Dia Mundial da Criança” numa organização da Câmara Municipal de Arronches, Agrupamento de Escolas de Arronches, CPCJ e Centro de Bem Estar Social de Arronches. 

O evento reuniu crianças do Agrupamento desde, infantário, Pré-primária, 1º e 2º Ciclo, utentes do Lar de Santo António/CBES e contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Arronches, Guarda Nacional Republicana, professores, pessoal auxiliar, pais e muitos outros voluntários que se associaram a este dia dedicado à criança.
No Jardim do Fosso estavam montados insufláveis, carrossel, pequenos carros para noções de condução e sinalização, mesa elástica, pinturas faciais, jogos tradicionais e um grande número de divertimentos. Às crianças foi sempre dispensada uma grande atenção por parte dos responsáveis, quer na alimentação, hidratação e protecção do sol.
Os Bombeiros Voluntários de Arronches proporcionaram às crianças viagens numa das suas viaturas. Houve um espaço para um primeiro contacto das crianças com a equitação e, em Porto Manes, em frente à Piscina Municipal, um grupo da GNR com um barco especial, proporcionou várias viagens neste espelho de água.
Este foi um dia especial para muitas crianças que vão guardar no seu imaginário, todas as “aventuras” vividas neste dia que lhes foi dedicado.
“Em Portugal, o dia das crianças é festejado no dia 1 de Junho. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objectivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Neste dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afecto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, protecção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade. Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de Novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança. Na mesma data (20 de Novembro), mas no ano de 1989, foi adoptada pela Assembleia-Geral da ONU a Convenção dos Direitos da Criança que Portugal ratificou em 21 de Setembro de 1990”.