Click na Imagem

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Assumar|Monforte - Estrutura Residencial para Idosos da Fundação Vaquinhas e Velez do Peso inaugurada pelo Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social

Já depois da reportagem que o Notícias de Arronches fez sobre a Estrutura Residencial para Idosos da Fundação Vaquinhas e Velez do Peso, no dia 29 de Julho, D. José Alves, Arcebispo de Évora e, por inerência, Presidente do Conselho de Administração da referida Fundação, e Ana Fino, a Secretária-Geral, receberam o Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho, e o Presidente do Município Monfortense, Gonçalo Lagem, para presidirem à cerimónia de inauguração das suas novas instalações na presença de muitos outros convidados, entre os quais se encontravam os Presidentes das Freguesias desse Concelho, o Director da Segurança Social do Centro Distrital de Portalegre, João Carlos Laranjo, e, em representação da CCDR Alentejo, Licínia Serôdio.
Coube ao edil de Monforte a primeira comunicação, afirmando que “hoje, nesta inauguração da nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Fundação Vaquinhas e Velez do Peso, reconhece-se e reafirma-se o papel fundamental das IPSS’s no âmbito da economia social. No Município de Monforte, de acordo com os censos de 2011, o sector terciário agrega 70% da população activa, sendo as IPSS’s as segundas maiores entidades empregadoras locais. A Fundação Vaquinhas e Velez do Peso, tal como as suas congéneres, sediadas em regiões mais envelhecidas, enquanto entidade geradora de emprego, directo e indirecto, ou entidade que contribui para uma sociedade mais inclusiva, realçando-se a sua principal missão de apoio à terceira idade, assume, assim, uma função duplamente decisiva e relevante para este nosso território”.
O autarca aproveitou, ainda, para informar que “este será o penúltimo Lar de Idosos para fechar a rede Concelhia, pois, no âmbito do Alentejo 2020 e já defendido no Pacto de Coesão nos Investimentos Territoriais Integrados, estamos a preparar o Lar de Santo Aleixo, outra unidade de Lar que urge edificar nessa freguesia, a única do Concelho onde não existe esse equipamento, obrigando mais de 50 idosos da freguesia a recorrer a lares de Concelhos limítrofes, sem esquecer tantos outros que, para não abandonarem a terra que os viu nascer, preferem ficar nas suas casas, mesmo que já não tenham condições para viver sozinhos”.
Seguidamente, D. José Alves fez, sobretudo, uma retrospectiva de todo o processo que envolveu a candidatura, a partir da elaboração do projecto, passando pela realização das obras até à sua conclusão, apontando certos “altos e baixos” que se registaram desde o lançamento da primeira pedra.
O Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, antes de felicitar os promotores do projecto e elogiar o papel desempenhado por este género de instituições no apoio aos idosos, fez uma intervenção de teor essencialmente político da qual, entre outras alusões ao trabalho efectuado pelo actual Governo na área social, sobressaiu a firmeza como garantiu que “Portugal é, hoje, ao nível das respostas sociais, um dos melhores do mundo e com melhor qualidade nos serviços que presta”.