Click na Imagem

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Espanhol, vizinho de Indurain, vence Volta a Portugal do Futuro

O espanhol Julen Amezqueta (Cafés Baque) confirmou, este domingo, em Oliveira de Azeméis a vitória na 23ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros. O corredor de 21 anos, natural de Estella, terra do multicampeão Miguel Indurain, partiu de São Pedro do Sul, de onde saiu a quarta e última etapa, já líder e, no fim, juntou à Camisola Amarela Liberty Seguros, a Camisola Vermelha Banco BIC, pela vitória na classificação por Pontos. Amezqueta é o sexto espanhol a vencer a principal prova portuguesa para o escalão Sub 23, um triunfo que “pode ajudar a definir algumas indecisões na minha carreira”, confessou o espanhol, que garantiu ainda: “Vou aproveitar as oportunidades que me derem!”.
Nesta derradeira, e muito nervosa, etapa de 121 quilómetros as contas que ainda estavam para definir. Particularmente endurecida por duas contagens de Montanha de 3ª categoria - Varzielas e Talhadas – e sobretudo pela longa subida ao alto de Decide - uma escalada de 2ª categoria - Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass) conseguiu ser mais forte nos metros finais e triunfar, ao sprint, numa Avenida D. Maria I, em Oliveira de Azeméis, repleta de centenas de entusiasmados amantes do ciclismo que assistiram à vitória de um homem da casa. Afinal a cidade é sede da equipa Liberty Seguros-Carglass, novo projeto Sub 23 nascido esta temporada e comandado por Manuel Correia, responsável pela descoberta de inúmeros talentos para o ciclismo. 
Na longa reta da meta Luis Gomes superiorizou-se quatro segundos ao próprio comandante, Julen Amezqueta e ao russo Vadim Zhuravlev (Lokosphinkx). Nas contas finais de mais uma edição da Volta a Portugal dedicada aos Sub 23 falta referir o ucraniano Anatoliy Budyak, segundo classificado a 13 segundos do vencedor é líder de duas classificações: a da Montanha - Camisola Azul Fundação do Desporto – e a da Juventude - Camisola Branca RTP. Coletivamente venceu a equipa dos Cafés Baque.

8ª Volta a Portugal de Cadetes

Gonçalo Ferreira (Acreditar/UDO/Malveira) conquistou este domingo, 19 julho, a 8ª Volta a Portugal de Cadetes, depois de ser segundo classificado na terceira e última etapa, ganha pelo campeão nacional de contrarrelógio, Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola). Os 68,5km que ligaram São Pedro do Sul a Oliveira de Azeméis ficaram marcados pela escalada de 13,4Km para o alto de Decide que criou grandes dificuldades ao Camisola Amarela, João Costa (CC Barcelos/AFF) chegando mesmo a perder o contacto com o pelotão. Costa não segurou a Camisola Amarela, mas venceu a classificação por pontos. Artur Chaves foi coroado rei dos trepadores e Afonso Silva conquistou o prémio da juventude. A Acreditar/UDO/Malveira ganhou por equipas.

77ª Volta a Portugal Liberty Seguros
Estamos já em contagem decrescente para o maior evento desportivo do verão nacional. A Volta a Portugal em bicicleta irá percorrer as estradas nacionais de 29 de julho a 9 de agosto e Viseu será a cidade da Grande Partida. Antes das primeiras pedaladas da competição, na véspera, 28 de julho, as equipas serão apresentadas em direto na RTP, a televisão oficial da Volta. No dia seguinte os corredores farão um Prólogo inédito de 6Km, discutido em sistema de contrarrelógio individual, que irá passar pelo centro histórico da cidade de Viriato. Será suficientemente extenso para fazer as primeiras diferenças entre os favoritos e ditará a primeira liderança da 77ª da Volta a Portugal Liberty Seguros.