Click na Imagem

terça-feira, 14 de julho de 2015

Reunião de Câmara de Arronches - Museu de (A) Brincar vai receber milhares de peças por doação

Por proposta apresentada pelo vereador do pelouro da cultura, José Bigares, os vereadores aprovaram por unanimidade na reunião de ontem, que decorreu nos Paços do Concelho, a celebração de um contrato de doação com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Trata-se da doação de milhares de peças que vão fazer parte do espólio do Museu de (A) Brincar de Arronches e foram objecto de estudo por parte dos técnicos do Município.
As peças doadas pertenciam à Dr.ª Delmira Maçãs, uma benemérita do Distrito de Portalegre, que deixou à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, muitos dos seus bens materiais. Era conhecida por uma pessoa muito culta, de uma considerável fortuna mas, que levava uma vida de grande austeridade no seu dia-a-dia.
Este foi um dos pontos em destaque nesta reunião. Os vereadores reconheceram também a necessidade de regulamentar de uma forma mais efectiva a venda de lotes, para que o Município não perca o direito no caso de penhoras como ao que se refere o ofício do Serviço de Finanças de Arronches sobre a execução fiscal instaurada à firma Missat, que tinha adquirido o lote nº 23 da zona industrial de Arronches.
Da restante reunião salienta-se a aprovação das actas anteriores, o expediente e a concessão de subsídios aos Bombeiros Voluntários de Arronches, Futebol Clube Mosteirense e Associação “Os Amigos da Esperança” para a realização das suas próximas festas.
(Pode ler mais na edição em papel de Julho e, em breve, ver a video-reportagem desta reunião)