Click na Imagem

terça-feira, 28 de julho de 2015

Secretário de Estado da Administração Local inaugurou em Monforte o Centro Interpretativo Tauromáquico

A convite do Presidente da Câmara Municipal de Monforte Gonçalo Lagem, o Secretário de Estado da Administração Local, António Amaro deslocou-se a Monforte para inaugurar o Centro Interpretativo Tauromáquico – C.I.T. no final da tarde do dia 27 de Julho.
Este C.I.T. estava gizado pelo anterior executivo liderado pelo socialista Miguel Rasquinho e foi agora concretizado pelo actual executivo da C.D.U.
A cerimónia desenrolou-se frente ao edifício (antiga escola primária) com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Monforte, Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Cristóvão Crespo, deputado pelo PSD/Portalegre, os cavaleiros João Moura, Paulo Caetano, João Moura Caetano, Francisco Cortes, O Presidente da Associação de Criadores de Toiros de Lide, João Andrade, assim como elementos do grupo de Forcados Amadores de Monforte e bandarilheiros naturais de Monforte, entre muitas outras entidades convidadas para esta inauguração.
Na intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Monforte, os presentes puderam reter que “o Centro Interpretativo Tauromáquico é uma estrutura do Município de Monforte orientada para a dinamização, organização e valorização de actividades relacionadas com a tauromaquia enquanto entidade representativa da cultura local, regional e nacional”.
Para Gonçalo Lagem, Monforte “é o Concelho do país, e talvez do Mundo, com maior densidade de coudelarias, ganadarias e toureiros, que foram e continuam a ser notáveis embaixadores de Monforte, nomeadamente, João Moura, Paulo Caetano, João Moura Caetano, João Moura Jr., Miguel Moura, João Augusto Moura, Maria Guiomar Moura, Romão Tavares. Não menos importantes, também outras pessoas merecem ser mencionadas, entre elas equitadores, maiorais, condutores, moços de espadas, bandarilheiros, forcados e tanta gente que vive e ama esta forma de estar e ser”.
Um dos grandes objectivos do Centro Interpretativo é divulgar a importância da Tauromaquia como uma mais-valia local e promotora de desenvolvimento social, económico, turístico e cultural. O Centro Interpretativo Tauromáquico surge num concelho em que a tauromaquia é uma realidade social e histórica. Por esse motivo referiu o autarca que “faz todo o sentido que esta arte seja considerada, por aqueles que a vivem, como um motor importante de divulgação cultural, turística e económica de determinadas regiões do nosso país”.
Por fim Gonçalo Lagem assumiu que este não é o C.I.T. que sonhou como aficionado que é, mas perante as dificuldades do país e da autarquia a que preside, este foi o possível. Gostaria de ver neste novo espaço, a interactividade que as novas tecnologias podem proporcionar a nível do audiovisual, mas dentro das limitações é um centro a pensar nas pessoas e nos seus valores, enquanto parte integrante da tauromaquia.
O Secretário de Estado assumiu que não é um aficionado, que não frequenta as praças de touros mas, enquanto governante, não podia ser insensível ao convite do Presidente da Câmara Municipal de Monforte, porque é necessário às autarquias em especial as do interior, pegarem nos seus valores culturais e tradicionais, e fazer com que sejam uma mais-valia, não só como património cultural mas como motor de desenvolvimento e coesão.
António Amaro não conseguiu “resistir” e aproveitou a oportunidade para fazer um pouco de campanha eleitoral, quando referiu aos presentes que “hoje estamos melhor do que há quatro anos atrás, e que é com estas iniciativas autárquicas -que já se fazem há muito- que se consegue a coesão social nestas regiões do interior”. Frisando mesmo que também ele é um homem do interior, se bem que um pouco mais a norte.
Antes do descerrar da placa que fica a assinalar esta inauguração, a Banda de Música de Alter do Chão actuou para todos os presentes.