Click na Imagem

terça-feira, 4 de agosto de 2015

A noite maior da Festa da Esperança com baile e a tradicional açorda

A programação da Festa da Esperança em Honra da sua Padroeira tem uma programação, alias como em quase todas as outras, em que se mistura o religioso e o profano, e nesta última componente o lúdico como os bailes e as largadas, motivam muita gente.
Foi assim ontem no último dia das festas propriamente ditas, já que se vão prolongar por mais um dia (hoje) mas, unicamente com a largada.
O Notícias de Arronches esteve ontem à tarde nas largadas e recolheu estas imagens mais significativas que aqui ficam, seguindo-se outras que ilustram o que foi o dia e noite de ontem nesta freguesia raiana da Esperança no Concelho de Arronches.





À noite foi o baile com Vitor Realinho, colocando assim, ponto final numa série em que já tinham actuado os Trimix, Vira Milho e Bora (Ó) Baile. Com o largo fronteiro à Igreja repleto de um púbico disposto a divertir-se (com muitos espanhóis), dançaram, fizeram o comboio, sempre com a música e as "ordens" do Vitor Realinho, esperando que chegasse a hora da açorda.




A açorda é um prato típico da gastronomia alentejana, ao mesmo tempo revelador da capacidade de superação das suas gentes; aquilo que existia mais à mão em tempos difíceis, como o aproveitamento do pão duro, os ovos, poejos, bacalhau salgado - porque não havia frigorífico - e assim nasceu este prato que faz com que todos os anos, dezenas e dezenas de pessoas, esperem pela uma hora da madrugada para degustar a açorda. A forma encontrada pelas sucessivas comissões de festas para agradecer a todos os que os honraram com a sua presença e que se tornou numa tradição. Vamos à açorda passo-a-passo em imagens: