Click na Imagem

sábado, 22 de agosto de 2015

Cooperação ibérica em destaque no arranque das Festas do Povo de Campo Maior 2015




O auditório do Centro Cultural de Campo Maior recebeu esta manhã a cerimónia oficial de abertura das Festas do Povo de 2015, que decorrem até ao dia 30 de Agosto. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, que destacou a importância da cooperação ibérica para as regiões do Alentejo e da Extremadura.
No seu discurso, Guillermo Fernández Vara mostrou-se honrado por ter sido convidado para estar presente na abertura deste evento único, salientando que “alentejanos e extremenhos têm muito em comum” e que, também por isso, sente Portugal “não como um país vizinho, mas como família”. O Presidente da Junta da Extremadura reforçou estar empenhado em reforçar as relações com Portugal, para que os dois países possam cada vez mais trabalhar em cooperação.
Guillermo Fernández Vara elogiou as Festas do Povo de Campo Maior pela sua rara beleza, mas sobretudo por serem “um exercício de democracia, pois só acontecem quando o povo quer”. 
O presidente do Município de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, agradeceu o trabalho e o empenho dos funcionários da autarquia para a realização das Festas e afirmou o seu respeito e orgulho por representar um povo capaz de fazer “um dos maiores eventos culturais, de forma voluntária, dando horas e horas do seu descanso e convívio familiar em prol de um sentimento que é o orgulho de ser campomaiorense”.
O autarca anunciou ainda que Município de Campo Maior está neste momento a preparar o lançamento do Museu para as Festas do Povo. “Um espaço que será uma homenagem a quem dá vida às festas, ao povo de Campo Maior, mas que funcionará também como um pólo de atracção e valorização desta arte e deste concelho, mesmo em anos em que não se realize o evento”.
O presidente da Associação das Festas do Povo de Campo Maior agradeceu o empenho dos campomaiorenses. “O povo quis e as flores voltaram a nascer em Campo Maior”, disse João Rosinha, salientando que a dimensão que as Festas conheceram nos últimos anos lhes valeu o reconhecimento, na passada edição de 2011, como melhor evento do ano, pelo Turismo de Portugal.
Pedro Morcela, presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, afirmou que “a arte de um povo inteiro está disponível, a partir de hoje, para todos os que a visitarem”.
O impacto económico, social e cultural das Festas do Povo tem efeitos num raio de 100 km em torno de Campo Maior, prestando um forte contributo para dinamizar vários sectores do concelho e dos concelhos vizinhos, conferindo uma visibilidade e notoriedade elevada ao Alentejo. Parte das receitas angariadas com as entradas revertem a favor das instituições de solidariedade social do concelho de Campo Maior.