Click na Imagem

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Lojas CTT recebem 200 Espaços do Cidadão, entre elas a de Arronches

"Os CTT instalaram no dia 11 de Agosto, 103 novos Espaços do Cidadão nas suas lojas em todo o País, foi anunciado em Alcochete pelo ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e pelo presidente e CEO dos CTT, Francisco de Lacerda. Estas lojas juntam-se às 24 que têm estado em teste-piloto nos últimos meses. Todas elas permitirão a qualquer cidadão aceder a um conjunto de serviços do Estado de forma cómoda e conveniente". Diz o comunicado enviado às redações dos órgãos de comunicação social.
"O número de Lojas CTT que integram Espaços do Cidadão crescerá até 200 antes do final deste ano e a 300 durante 2016. Os CTT acreditam que esta funcionalidade facilita o acesso dos cidadãos aos serviços do Estado, uma vez que nenhuma outra rede de serviços como a dos Correios é tão próxima, extensa e reticular, com uma grande densidade em todo o território.
A instalação destes Espaços do Cidadão decorre do protocolo assinado em Janeiro passado entre os CTT e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Esse protocolo prevê a abertura global de 300 espaços em lojas dos CTT, pelo que se prevê que em 2016 abram 100 novos espaços. Durante 2014, os CTT testaram com sucesso 24 destes espaços, o que permitiu esta expansão.
Entre esses serviços contam-se, a título de exemplo, os pedidos de renovação de carta de condução, a requisição de certidões, os pedidos de alteração de morada do cartão do cidadão, a marcação de renovação de autorização de residência para cidadãos estrangeiros, a submissão de candidaturas ao Porta 65 ou o envio de documentos para a ADSE, entre muitos outros.
Os serviços são prestados nas lojas dos CTT mediante a facilitação do acesso às plataformas do Estado das seguintes instituições: ADSE, Caixa Geral de Aposentações, Portal do Cidadão, Direcção-geral do Consumidor, SEF, IMT, ACT, Inspecção Geral das Actividades Culturais, Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde".
No Distrito de Portalegre os CTT que funcionam agora também como Loja do Cidadão são as seguintes: Portalegre, Arronches, Avis, Marvão, Nisa, Ponte de Sôr, Castelo de Vide, Crato. Elvas e Alter do Chão.
Para além das funções já inerentes aos CTT em especial no interior, na grande maioria dos casos com um só funcionário, isto parece uma loucura. Por ventura os testes que foram realizados não contemplaram a realidade do interior, pois casos como Arronches onde o serviço é repartido pelos carteiros entre Monforte e Arronches, esta actividade suplementar fará com que eventualmente, os munícipes tenham que esperar por vezes, por tempo indeterminado para serem atendidos.