Click na Imagem

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Dia Europeu do Antibiótico em Arronches - Cuidados, causas e efeitos

O Dia Europeu do Antibiótico tem lugar no dia 18 de Novembro em Arronches. Neste âmbito, o núcleo executivo do ACES S. Mamede do Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos da ULSNA, EPE (GLC-PPCIRA) tem como objectivo sensibilizar a população em relação para os riscos na saúde pública, decorrentes da utilização inadequada e excessiva de antibióticos e da consequente emergência de resistência microbiana aos antibióticos.
Os antibióticos apenas são eficazes contra infecções bacterianas – não irão ajudar a recuperar de infecções causadas por vírus como constipações comuns ou gripes. Apenas um médico pode realizar o diagnóstico correcto e decidir se um antibiótico é ou não necessário.
Os antibióticos não evitam a propagação de vírus para outras pessoas. A utilização inadequada de antibióticos promove o desenvolvimento de resistência bacteriana a estes farmacos. Os antibióticos podem ter frequentemente efeitos secundários. Respeite sempre os conselhos do médico antes de tomar antibióticos.

Como devo tomar antibióticos?

Tome antibióticos apenas quando prescritos por um médico e respeite as suas indicações sobre como tomá-los nomeadamente a dose, o intervalo de tempo entre as tomas e a duração do tratamento de modo a que possam manter a sua eficácia actual mas também no futuro.
Não guarde restos de antibióticos não utilizados. Caso tenha recebido mais doses que as que lhe foram prescritas, pergunte ao seu farmacêutico como pode eliminar os medicamentos excedentes.
A utilização errada ou incorrecta de antibióticos pode resultar no desenvolvimento de resistência nas bactérias em tratamentos futuros.
É um perigo para a saúde não só da pessoa que tomou os antibióticos de forma inadequada, como também para todas as outras pessoas que mais tarde podem contrair a bactéria resistente.

Manter a eficácia dos antibióticos é uma responsabilidade de todos!

Os antibióticos estão a perder eficácia. Tal facto resulta do desenvolvimento de resistência aos antibióticos por parte das bactérias. Caso continuemos a consumir antibióticos como até agora, a Europa poderá regressar à era pré-antibióticos, em que uma infecção bacteriana comum, como uma pneumonia, podia ser uma sentença de morte.
Se não houver uma alteração de comportamentos, provavelmente, quando necessitar de antibióticos no futuro, estes poderão já não funcionar.
Não utilize antibióticos pelas razões erradas nem incorrectamente. Respeite sempre os conselhos do seu médico acerca de quando e como utilizar os antibióticos e faça-o de uma forma responsável de modo a que estes possam conservar a sua eficácia no futuro. Núcleo executivo do Aces de S. Mamede|GCL - PPCIRA