Click na Imagem

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Programa de verão “Crescer +” chega ao fim

Terminou no último dia de Agosto o programa ocupacional para jovens entre 12 e 18 anos.

Após o final do ano lectivo, a grande maioria dos jovens aproveita o verão para descansar. Porem, descansar não é sinónimo de ausência de actividade e alguns pretendem ocupar os seus tempos livres com actividades que servirão de complemento àquilo que aprenderam durante os tempos de escola, crescendo tanto intelectualmente como na forma de estar e no seu futuro enquanto parte integrante da sociedade.
Nesse âmbito, o Município de Arronches, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Arronches e com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, criou a iniciativa “Crescer +”, cuja duração foi de mês e meio, tendo iniciado no dia 15 de Julho e terminado no último dia do mês de Agosto.
Ao longo destes dias de calor, os cerca de 15 participantes neste programa, tiveram a oportunidade de realizar várias actividades, as quais são importantes nesta fase inicial da adolescência e que servirão de bases sociais para o seu futuro. 
Do programa faziam parte várias vertentes entre as quais a ambiental. A limpeza de espaços verdes, o cultivo de hortas solidárias foram duas das acções levadas a cabo que surtiram maior efeito. Isso ficou provado por exemplo, com a entrega de alguns alguidares recheados de alfaces ao Centro de Bem Estar Social de Arronches e ao Lar de Infância e Juventude Especializado “PraCachopos”.
A educação também não foi descurada, com a área da saúde a ser explorada, sensibilizando os mais novos para os cuidados que são necessários para levar uma vida saudável. Outro factor importante nesta linha educacional foi o contacto com algumas das actividades profissionais desenvolvidas pela autarquia, permitindo aos jovens conhecer um pouco daquilo que pode ser o seu futuro.
A parte lúdica não foi esquecida com a visita aos museus, a ida à praia e às piscinas. Igualmente os passeios e caminhadas foram alguns momentos em que os inscritos nesta iniciativa puderam estar um pouco mais descansados, nunca descurando o factor social, pois pretendeu-se que conseguissem conviver entre eles num ambiente saudável e de amizade.
O programa terminou na passada segunda-feira, último dia de Agosto, com a entrega dos diplomas nos Paços do Concelho. No ato que deu por encerrada a edição 2015 da iniciativa, marcaram presença a presidente do Município de Arronches, Fermelinda Carvalho, o vice-presidente João Crespo, a directora do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Arronches, Ana Maria Reis, aos quais se juntaram três dos responsáveis pelo programa: Maria João Fernandes, Nelson Velez e Lurdes Semedo.