Click na Imagem

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

XXIII Jornadas sobre a Função Social do Museu | Arronches 9 e 10 de Outubro

Vão decorrer em Arronches nos dias 9 e 10 de Outubro, as XXIII Jornadas sobre a Função Social dos Museus. Um vasto programa vai preencher estes dois dias em que os participantes vão apresentar e discutir temas sobre museologia, no Centro Cultural.
Arronches é um concelho com vários pólos museológicos que vão desde o brinquedo, pinturas rupestres, arte sacra e desporto. Eventualmente por este facto o MINOM-Movimento Internacional para uma Nova Museologia escolheu para estas jornadas esta localidade do Norte Alentejano, onde se encontra um dos mais importantes núcleos de pinturas rupestres da Península Ibérica.
"O MINOM agrupa, numa vasta plataforma de tendências e de organismos, indivíduos dedicados a uma museologia activa, interactiva, preocupados com a mudança social e cultural. Favorece a cooperação entre os utentes e os profissionais dos museus. Defende uma museologia aberta a todas as perspectivas que possam contribuir para fazer do museu e da exposição um instrumento de desenvolvimento da personalidade das comunidades e um laboratório de construção do seu futuro. Por isso, o MINOM defende a aproximação intercultural e a criação de solidariedades a nível local, nacional e internacional. O seu percurso está ligado a conceitos como a Museologia Social e mais recentemente a Sociomuseologia".
A programação está preenchida pela intervenção de vários especialistas como o Prof. Doutor Jorge de Oliveira da Universidade de Évora, cujo trabalho efectuado ao longo dos anos no núcleo das pinturas rupestres na Freguesia da Esperança é sobejamente reconhecido. Igualmente outra especialistas como Leandra Vasconcelos, terá uma intervenção sobre o Museu de (A) Brincar e o Museu de Arte Sacra, recentemente inaugurado e que contou com a sua participação.
Haverá ainda visitas guiadas e uma parte social, finalizando estas jornadas com a apresentação das conclusões dos grupos de trabalho.