Click na Imagem

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social assinalado em Arronches

"O sonho de uma Europa Social que constitui o projecto inicial da União Europeia encontra-se seriamente em risco. Este e muitos outros acontecimentos recentes levam-nos a questionar até que ponto se caminha para a erradicação da pobreza e da exclusão social. Ou se, pelo contrário, caminhamos para o seu agravamento, sobretudo, para o aumento da disparidade na distribuição do rendimento entre países e pessoas.

Neste 17 de Outubro, data assinalada pela ONU desde 1987, a EAPN Portugal, apela, neste Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, para a urgência de travar este flagelo a nível europeu e mundial. A crise humanitária que vivemos, na sequência de guerras e conflitos, tendo como consequência mais visível uma enorme vaga de refugiados, e a incerteza na tomada de decisão por parte dos líderes europeus face a este fenómeno, as consequentes manifestações xenófobas a que vamos assistindo um pouco por toda a Europa, questionando a indispensável solidariedade no seio da União Europeia, levam-nos a temer um futuro de forte instabilidade e desesperança." Mensagem da EAPN Portugal, no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
Foi com esta mensagem, este apelo da EPNA – Rede Europeia Anti-Probreza, que o Município de Arronches em envolvimento com o Agrupamento de Escolas de Arronches, Centro de Bem Estar Social, Santa Casa da Misericórdia, Centro Social dos Mosteiros, Centro Social Bom Jesus da Esperança, PraCachopos (LIJE), ULSNA e Academia Sénior de Arronches, quiseram assinalar esta data.
Logo pela manhã vários grupos das instituições envolvidas, começaram no Jardim do Fosso a decorar com vários elementos algumas das árvores deste espaço. Cerca das 15 horas, crianças, jovens e idosos aguardavam pela presença da Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho, que foi ao local para dirigir algumas palavras aos presentes. Afirmou a edil a importância de todas as instituições darem as mãos e envolverem-se nestes projectos “embora eles sejam ao fim e ao cabo simbólicos” mas mostrar que todos estamos atentos a estes problemas e disponíveis, dentro do possível, para erradicar a pobreza e a exclusão social.
Depois da intervenção da autarca, foi a vez da técnica da Acção Social do Município, ler um poema que, resumia de forma simples, aquilo que trouxe neste dia a que todas as instituições se disponibilizassem para se envolverem neste projecto “Árvores Mágicas…em Rede…Exposição”. Foi precisamente essa exposição que os presentes foram convidados a apreciar no final deste encontro intergeracional.