Click na Imagem

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Marcelo Rebelo de Sousa é a personalidade mais mediática dos possíveis candidatos às próximas Eleições Presidenciais.

A Cision a partir de uma lista de cinco personalidades que constam de uma sondagem divulgada pela TVI no passado dia 4 de Setembro, em noite de divulgação de resultados das eleições legislativas, e procurou avaliar a presença destes nomes, apontados como os “presidenciáveis”, nos meios de comunicação social portugueses, desde o dia 1 de janeiro de 2015.
Sem surpresas, a Cision apurou que Marcelo Rebelo de Sousa, o “candidato” que na sondagem divulgada recebia 49,3% das intenções de voto, foi o nome mais referenciado nos meios de informação nacionais, com 8177 notícias desde o início deste ano.
Marcelo Rebelo de Sousa representa 31% do total de informação produzida neste período sobre os 5 “candidatos”, uma percentagem que demonstra de forma expressiva a sua forte presença e influência mediática.
O segundo presidenciável mais mediático é António Sampaio da Nóvoa, com 6790 conteúdos noticiosos a fazerem-lhe referência. Apesar de na sondagem divulgada pela TVI Sampaio da Nóvoa aparecer apenas em 4º lugar, com 10,1% das intenções de voto dos portugueses, nos media a Cision apurou que este candidato representa 26% do total da informação produzida sobre estes cinco “presidenciáveis”.
Em termos mediáticos, Rui Rio aparece em 3º lugar, com 4937 notícias e Maria de Belém em 4º, com 3601 conteúdos noticiosos. Representam, respectivamente, 19% e 14% do total da informação analisada. Na sondagem da TVI a socialista surgia em 2º lugar, atrás de Marcelo Rebelo de Sousa, e aparece assim como a candidata de esquerda mais bem posicionada, reunindo 17% das intenções, contra 15,1% do social-democrata Rui Rio, 3º lugar nas intenções de voto.
Henrique Neto foi notícia nos media portugueses 2628 vezes desde Janeiro de 2015 (10% do total da informação apurada sobre os candidatos). Foi, desta forma, o nome menos noticiado e, curiosamente, o que menos intenções de voto recolheu na sondagem divulgada pela TVI no passado sábado, com 1,4% das intenções de voto.
O objecto de análise deste estudo realizado pela Cision, empresa líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media, foram todas as notícias sobre estas cinco personalidades, concretamente 26 133 conteúdos noticiosos, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2000 meios de comunicação social.
O período temporal sobre o qual incidiu o estudo foi o período decorrido entre os dias 1 de Janeiro e 7 de Outubro de 2015.(fonte-Cision|foto-d.r.)