Click na Imagem

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

XXIII Jornadas sobre a função social do museu

A Mudança pelo Património




As XXIII Jornadas de Museologia decorreram no Centro Cultural de Arronches durante os dias 9 e 10 de Outubro, sob o tema “A Função Social do Museu – A Mudança pelo Património”.

A sessão de abertura contou com as presenças do Presidente do Movimento Internacional para uma Nova Museologia-MINOM-Portugal e da Presidente da Câmara Municipal de Arronches.
Da vasta programação ao longo destes dois dias, onde foi celebrado o aniversário dos 30 anos de Museologia em Portugal, contou com a participação de vários especialistas.
Arronches têm na Freguesia da Esperança um dos núcleos de arte rupestre mais importantes da península. Isso levou à criação do Centro Interpretativo de Identidade Local que foi visitado pelos participantes nestas jornadas, bem como uma visita às pinturas da Lapa dos Gaivões. Sobre este importante núcleo que nos últimos anos tem sido objecto de estudo, contou com a preciosa colaboração do Professor Jorge Oliveira da Universidade de Évora, quer na sua alocução no auditório, como no acompanhamento que prestou na visita in loco às pinturas da Lapa dos Gaivões. Os participantes deslocaram-se para a Freguesia da Esperança, em autocarro do Município que apoiou deste o início estas jornadas.
Os museus de Arronches como o Museu de (A) Brincar e o da Arte Sacra foram objecto por parte de Leandra Vasconcelos, de historiar as suas "memórias" e a sua importância cultural.
Destacou a historiadora a participação voluntária com que contou ao longo de todo o processo da criação do Museu de Arte Sacra, por parte dum grupo de senhoras afectas à paróquia, e o papel essencial que o Padre Fernando Farinha teve como incentivador deste espaço museológico.(Ler mais na edição em papel de Outubro do Notícias de Arronches)