Click na Imagem

domingo, 1 de novembro de 2015

O livro “Autarquias e Escolas em meio rural” de Alda Palmeiro, apresentado na Biblioteca Municipal

Alda Palmeiro é uma docente com fortes raízes a Arronches e Campo Maior, isso foi motivo para que a Biblioteca Municipal do Centro Cultural de Arronches, estivesse repleta de assistência e contasse também, com a presença do Comendador Rui Nabeiro na mesa para apresentação do seu livro “Autarquias e Escolas em meio rural”.
O livro editado pela Alfarroba tem prefácio do Dr. Abílio Amiguinho, também ele na mesa com a Presidente da Câmara Municipal de Arronches.
A representante da editora “Alfarroba” Andreia Varela, começou por frisar que “ a editora começa por depositar o olhar primeiro nas crianças, nos professores, no ensino, na escola formadora e na escola edifício, mas, também, nas relações que tem em vista o poder local”.
Depois a representante da editora apresentou os membros da mesa e passou a palavra à Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho que, na sua intervenção, agradeceu a presença da plateia. Destacou e agradeceu a presença do Comendador Rui Nabeiro neste evento especial e começou por recordar que “ faz todo o sentido que seja uma relação estreita esta entre as autarquias e as escolas”, porque na sua opinião a dinâmica entre autarquias e escolas é essencial hoje mais que nunca”.
Reportando-se ao tema do livro e das escolas em meio rural que “nos últimos anos têm sofrido alguma alteração, não é uma situação nova”. No entanto não deixou de referir que “não há muitos anos as escolas existiam nas freguesias e até em alguns aglomerados de montes que tinham a sua escola”. Para a edil esta situação que hoje se vive, é fruto da deslocação das populações das freguesias para as sedes de concelho, e destas para as cidades, sobretudo do litoral. Recordou no caso de Arronches que há cerca de 60 anos atrás tinha mais de seis mil habitantes, hoje está reduzida a metade. Por outro lado, frisou que “os casais têm menos filhos e dá-se o inevitável: havendo menos crianças, temos que as concentrar, pois existe essa necessidade e ir fechando escolas”, o que no seu entender não é bom.
O Comendador Rui Nabeiro depois de cumprimentar os elementos da mesa e o público, destacou o empenhamento da autora do livro, com a qual tem uma proximidade relativa mas sempre dentro da amizade. Afirmou o empresário que o “interior tem que ser sentido, tem que ser vivido, e é nesse sentido que Alda Palmeiro dá o seu contributo”. Para Rui Nabeiro a “nossa região tem que ser como uma grande família”. Confessou que perto de cumprir 85 aos ainda é "um sonhador diário”. Na obra da autora isso está reflectido, na ligação das pessoas com a escola e com o campo, mas também, que é “necessário habituar as pessoas a lerem mais”.
O Dr. Abílio Amiguinho referiu-se àquilo que foi e é, a sua relação pessoal com Alda Palmeiro que conhece há 33 anos, de quem foi orientador da sua tese de mestrado que agora foi editada em livro e do qual é autor do prefácio. Recordou também que tanto a autora do livro como a própria Presidente da Câmara, foram suas alunas na Escola Preparatória Cristóvão Falcão.
Considerou ainda que é um traço na sua trajectória os seus       ”projectos no Concelho de Arronches”, porque aqui tem “uma costela e uma costela grande”, isto nas suas palavras.
Terminou por concluir que há uma relação que vai para além do orientador do mestrado, do autor do prefácio do livro, porque há todo um percurso que tem feito no acompanhamento da vida académica e literária de Alda Palmeiro, que é uma pessoa perseverante e que gosta de escrever e investigar.
Da plateia veio a intervenção da Professora Maria Emília Costa, que foi solicitada pela mesa. Maria Emília Costa fez alusão à sua ligação a esta temática enquanto docente, hoje aposentada, mas sempre disponível para colaborar em iniciativas como esta ou outras. Salientou ainda a filosofia de vida do Comendador Rui Nabeiro, a qual comparte, e citou uma passagem enquanto autarca com outras responsabilidades, a abertura que sempre encontrou por parte do Presidente do Grupo Delta.
A autora emocionada referiu que tem os melhores alunos do mundo e os melhores pais. Foi surpreendida pela actuação dos seus alunos com os quais se envolveu no final num carinhoso e fraternal abraço. Antes da sessão de autógrafos Alda Palmeiro quis distinguir com lembranças (caricaturas do seu amigo Nuno) o Comendador Rui Nabeiro e a Presidente da Câmara Municipal de Arronches, que teve igual gesto ao entregar uma lembrança à autora de “Autarquias e Escolas em meio rural”. No final depois dos autógrafos, os presentes desfrutaram de um "Porto de Honra" oferecido pelo Município.