Click na Imagem

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

“Comemorar com o voto - 104 anos de eleições presidenciais”

O Museu da Presidência da República convida todos os eleitores portugueses a participarem neste evento que irá decorrer até ao dia das eleições presidenciais, em exclusivo no Facebook. Pode ficar a conhecer a história das eleições presidenciais portuguesas, de 1911 à actualidade: formas de eleição, candidatos, resultados e poderes do Presidente da República portuguesa ao longo da História.
O objectivo é contribuir para um maior esclarecimento sobre a natureza e o funcionamento do órgão de soberania Presidente da República, dando a conhecer o passado e as 104 de eleições presidenciais portuguesas. Divulgar o passado para um voto consciente, no presente.
A primeira publicação no evento é representativa das perguntas às quais vão ser dadas resposta ao longo da iniciativa:
“Em 1910 Portugal tornou-se uma República, mas o Presidente da República foi imediatamente eleito? E como é que se processavam as eleições nessa fase inicial do novo regime? Quais os poderes do Presidente durante a I República? Durante o Estado Novo, havia eleições presidenciais? Quem votava e como era eleito o Presidente? E que poderes tinha o chefe do Estado, num período marcado pela hegemonia do Presidente do Conselho? A revolução de 25 de Abril de 1974 trouxe, no imediato, a eleição do Presidente por sufrágio universal? Quando é que nos tornámos um regime semi-presidencialista? Quem foram e que apoios tiveram os candidatos às eleições presidenciais, de 1976 a 2011? Acompanhe aqui as todas as publicações para ficar a saber as respostas a estas questões. Votar hoje, conhecendo o passado.” https://www.facebook.com/events/454518191403687/