Click na Imagem

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O tempo está mesmo a mudar - As alterações climatéricas do Planeta Verde

Está na ordem do dia a discussão entre as grandes potências (também os grandes poluidores), voltar a abordar com coragem a ameaça da emissão de gases de carbono para a atmosfera, que provocam o tão proclamado “buraco do ozono” e consequente efeito de estufa.
Parece que agora os degelos dos glaciares, as inundações, furacões e tudo aquilo que tem sido provocado pelo Homem, estão a merecer preocupação.
As correntes tropicais, a evaporação da água dos oceanos e todas essas massas que causam os temidos furações, podem nos atingir a todos. Aliás em Portugal, tivemos no passado ano um tornado que, embora de menor dimensão, pode ser um aviso, como o são também as areias das praias a serem “engolidas” pelo mar.
Todo este arrazoado serve para vos dizer que, há cerca de seis anos, captámos as imagens que se seguem. Obtidas no dia 11 de Dezembro de 2009, por volta da uma hora da tarde. Nevou em Arronches com alguma intensidade, embora por um curto período. Hoje 3 de Dezembro de 2015, estamos com temperaturas a rondar o 20º. O tempo está mesmo a mudar!