Click na Imagem

domingo, 10 de janeiro de 2016

Nem o frio nem a chuva, impediram a tradição da Escola de Música de Arronches cantar "As Janeiras"

Como vendo sendo habitual ao longo destes últimos anos, a Escola de Música de Arronches saiu à rua para cantar ”As Janeiras”. Esta é uma “tradição em Portugal que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um feliz Ao Novo”. No caso da E.M.A. saiu ontem cerca 15 horas junto à sua sede, em autocarro do Município, dirigindo-se em primeiro lugar para a Freguesia dos Mosteiros.

Nesta freguesia do Concelho de Arronches, na Junta, eram esperados pelo Presidente e outros membros desta autarquia, ouvindo-se os primeiros cantares num dia frio e de chuva.
Depois das canções o professor António Lagarto desejou aos autarcas votos de um bom ano. Como é tradição a visita terminou com a oferta de bolos e vinhos. A caravana seguiu para o Centro Social dos Mosteiros, onde à porta aguardava o grupo o presidente desta IPSS, já muito recuperado da doença de que recentemente foi vítima. Recebeu abraços de alguns membros do grupo e escutou votos de uma rápida recuperação.
Já dentro das instalações voltou-se a cantar para os utentes e houve o respectivo lanche, numa cortesia deste centro.
No programa constava para além das visitas e o “Cantar das Janeiras” nas autarquias e instituições de solidariedade, o visitar algumas colectividades e estabelecimentos de restauração. Nesta freguesia foi a sede do Futebol Clube Mosteirense que recebeu a visita da Escola de Música de Arronches.
O autocarro dirigiu-se depois para a Freguesia de Esperança, onde esteve na Junta de Freguesia, sendo recebida pelo Presidente da Junta e outros elementos. Foi servido o lanche e, em seguida, foi visitada a Associação de Caçadores, Lar Bom Jesus de Esperança e o Bar-restaurante Eminela. Em todos os locais reinou a boa disposição de quem os recebeu como do próprio grupo incansável quer através das canções como dos instrumentos musicais (…)
Ler mais na edição em papel de Janeiro do Notícias de Arronches. Ficam as fotos do que foi este dia vivido intensamente e com o esforço sempre louvável dos músicos, coral, professor e dirigentes da Escola de Música de Arronches.