Click na Imagem

domingo, 31 de janeiro de 2016

“Os Homens nunca saberão nada disto”, a última obra de PAT R


Foi apresentada ontem ao final da tarde no Centro Cultural de Campo Maior, a última obra de Pat R, cujo nome é Patrícia Ribeiro, sobrinha de Carlos Rodrigues, Vereador na Câmara Municipal de Arronches.
Esta é a terceira obra da jovem escritora a que deu o título de “OS HOMENS NUNCA SABERÃO NADA DISTO”.

A apresentação do livro foi feita pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Campo Maior e pelo pai da escritora que, ao mesmo tempo, é o seu agente literário, num ambiente como frisou a vereadora “informal e intimista” e que contou com a presença do Comendador Rui Nabeiro, sendo justificada a ausência do Presidente de Câmara, por outros compromissos de agenda (realojamento de famílias de etnia cigana em novas casas).
A obra conta a história de uma família desde um passado longínquo, até ao futuro imaginário. Cada uma das personagens compõe um capítulo dos vinte do livro. Como explicou no final a autora, cada personagem está reflectida com a sua vivência, época e influências, onde predomina a música.
Patrícia Ribeiro confessou-se influenciada pela literatura dos Estados Unidos da América, e que também para ela a música tem grande importância, pois foi ao som de várias músicas que escreveu este livro.
A apresentação deste livro confronta-nos com uma forma rompedora do que é o tradicional livro que, o comum dos leitores adquire numa papelaria ou livraria, pois é acompanhado de mais dois elementos. Um deles, onde estão inseridas todas as obras gráficas da publicação, de autores nacionais e estrangeiros que convidou para a ilustração. O outro elemento é um CD com as músicas que fazem parte das histórias de cada uma das personagens, em que a autora convidou músicos para recrearem esses mesmos temas.
Interpelada pelo Notícias de Arronches se não a preocupava que a resposta do público com este romper do conservadorismo não fosse a desejada e se podia neste país fazer da escrita a sua profissão, foi peremptória na afirmação: “Quem gosta verdadeiramente de ler, estes elementos introduzidos dão outra compreensão à história”. Quanto ao viver da escrita, está convicta que “em Portugal não é possível, daí que a obra esteja a ser traduzida para inglês para estar presente nos mercados especialmente americano ou de língua inglesa”, concluiu.
"Os Homens nunca saberão nada disto" se as histórias não forem contadas de geração para geração, é uma das conclusões que se podem retirar da obra, entre outras.
No final houve uma sessão de autógrafos e um beberete oferecido aos presentes.