Click na Imagem

segunda-feira, 28 de março de 2016

A Páscoa em Arronches celebra-se dentro da tradição

A alteração das condições climatéricas fizeram não só que as estações do ano deixassem de estar definidas, como também, de algum modo, vieram interferir em festas e romarias. É o caso da quadra festiva da Páscoa que nestas paragens do Alentejo se comemora de forma peculiar. Não é o domingo mas sim a segunda-feira, em que em muitas localidades há tolerância de ponto dos empregos, que famílias e amigos se reúnem no campo para comer o borrego, cabrito ou mesmo o peixe pescado em rios e ribeiras.
Em Arronches, manda a tradição que à segunda-feira de Páscoa se vá para o campo, sobretudo para as margens do Rio Caia celebrar a Páscoa. Mas as alterações climatéricas fazem que por vezes - como este ano - o clima não seja convidativo. Há no entanto sempre aqueles para quem a adversidade do tempo não impede de manterem a tradição, nem que seja montando tendas onde iniciam a festa, logo na sexta-feira.
O Notícias de Arronches percorreu os habituais caminhos do Baldio, quer no Domingo em que o sol raiou ou, na segunda-feira em que o tempo era frio e cinzento. Lá fomos registar em imagens as famílias, ou grupos de amigos e até lá longe, abrigados entre os enormes blocos de rochas de granito os indomáveis “Soldados da Paz” que montaram o seu acampamento, em cuja “parada” registamos para memória futura mais uma segunda-feira de Páscoa, em que estes se divertiam mas, nos seus postos ao serviço da população, garantiam qualquer eventualidade para que fossem solicitados.
Menos gente nas margens do Rio Caia mas, o mesmo entusiasmo e animação, nesta tradição, como outras, que nós alentejanos não queremos que se percam, mesmo que os fenómenos climatológicos sejam um facto presente nas nossas vidas.