Click na Imagem

terça-feira, 22 de março de 2016

Crédito Agrícola com mais lucros apesar de quebra do negócio

A redução das imparidades ajudou a que o resultado líquido do Crédito Agrícola subisse no ano passado. O produto bancário caiu, com a descida da margem e da venda de dívida.
Apesar de perder negócio, o grupo Crédito Agrícola conseguiu registar um crescimento dos lucros. A justificar a subida do resultado líquido esteve, sobretudo, a queda das imparidades.
O Crédito Agrícola apresentou um crescimento de 52% dos lucros no ano passado, fixando-se em 40,7 milhões de euros. Este número abarca o negócio bancário, o segurador e a gestão de activos.
Exclusivamente na parte bancária, o resultado líquido foi de 56,3 milhões. Aqui, a margem financeira (diferença entre juros cobrados em créditos e juros pagos em depósitos) deslizou 1,2% para 245 milhões de euros, o que o presidente executivo Licínio Pina atribui à queda das margens Euribor.
Já o produto bancário (conjunto de receitas da instituição financeira) cedeu 9,3% para 503 milhões de euros, penalizado por menores resultados de actividades financeiras. Já os custos operacionais aumentaram ligeiramente, 0,1%, para 301 milhões de euros.
As imparidades e provisões do Crédito Agrícola deslizaram 36,7% para 127 milhões de euros. Foi esta descida que possibilitou o aumento dos lucros da instituição financeira.
O rácio Common Equity Tier 1 (de referência) deslizou de 13,1% para 12,9% de 2014 para 2015.
Em termos de balanço, o crédito a clientes bruto subiu 3,5% para 8.430 milhões de euros, apesar da redução de empréstimos para particulares. Já os recursos de clientes subiram 4,3% para 13.279 milhões 
(fonte J.N.|foto-Bruno Simão)