Click na Imagem

quinta-feira, 7 de abril de 2016

ULSNA/Arronches assinala com "flash mob" o Dia Mundial da Saúde

Para assinalar o Dia Mundial da Saúde, a ULSNA/Arronches, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Assunção, levou a efeito frente à entrada desta Unidade de Saúde, um Flash Mob. Este conceito (flash mob) que consiste em aglomerações instantâneas de pessoas num certo lugar para determinadas acções e que são convocadas pelas redes sociais, foram o motivo para esta iniciativa. Marcaram presença os alunos da Academia Sénior de Arronches, Alunos do Gabinete de Movimento da Junta de Freguesia de Assunção e colaboraram também, enfermeiros do Centro de Saúde e estagiários da Escola Superior de Enfermagem de Portalegre.
A Organização Mundial de Saúde – OMS, dedicou este dia 7 de Abril ao tema da diabetes. Entre outros objectivos, será lançado o primeiro relatório mundial sobre a doença, que irá "descrever o peso e as consequências da diabetes e defender a existência de sistemas de saúde mais sólidos, que assegurem uma melhor vigilância, prevenção e uma gestão mais efectiva da diabetes".
Para a Enfermeira-chefe Maria José, do Centro de Saúde de Arronches, esta iniciativa teve como objectivo “com este flash mob, terminar o Dia Mundial da Saúde, sensibilizando as pessoas para a prática de modos de vida saudáveis”. Entre essas práticas a enfermeira-chefe, destacou “nomeadamente a dança como uma boa forma de dar saúde às pessoas tanto física como emocional”.
Esta iniciativa não partiu de cima, mas sim da "espontaneidade dos enfermeiros do Centro de Saúde de Arronches, que contou desde o início com o apoio das duas autarquias citadas", concluiu.
No final das danças ao som de diversas músicas, foi distribuída uma peça de fruta a cada um dos participantes, na linha dessas boas práticas alimentares que os profissionais da saúde da ULSNA/Arronches quiseram levar a efeito neste Dia Mundial da Saúde.