Click na Imagem

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Bispo D. Antonino Dias em Visita Pastoral ao Concelho de Arronches

O Bispo D. Antonino Dias é “O Bispo da Proximidade”. É um Homem da Igreja mas, sobretudo, um grande humanista. Um Homem que procura na proximidade com a comunidade cristã saber dos seus problemas, ter uma palavra amiga e, acima de tudo, saber escutar, muito na linha do Papa Francisco.



Começou ontem a sua visita pastoral que vai decorrer de 8 a 14 de Maio, percorrendo as comunidades católicas que estão a cargo do Padre Fernando Farinha, dentro e fora do Concelho de Arronches.
Chegou sózinho ontem ao largo da Igreja Matriz de Arronches, onde pelas 17 horas, presidiu à eucaristia, seguindo-se uma visita ao cemitério local para uma pequena oração em memória de todos os que ali se encontram sepultados.
Hoje pela manhã, cumpriu uma visita protocolar que se iniciou na Câmara Municipal de Arronches, onde foi recebido pela Presidente Fermelinda Carvalho e pelo Vice-presidente João Crespo. O Padre Fernando Farinha desempenhou o seu papel de “anfitrião”, colocando o Bispo ao corrente do que têm sido as relações de grande cordialidade com o Município e, ao mesmo tempo, fez o retrato daquilo que é a relação da comunidade com a Igreja local.
A Presidente da Câmara agradeceu a visita de D. Antonino Dias, teve palavras de apreço pelo papel que o Padre Farinha vem desempenhando ao longo dos anos junto dos arronchenses e entregou ao Bispo uma lembrança do Município.
Já de saída da Câmara Municipal, D. Antonino cumprimentou ainda alguns funcionários no átrio da entrada.
Seguiu-se como estava estabelecido no programa, a visita de cumprimentos à Junta de Freguesia de Assunção, onde foi recebido pelo Presidente da Junta, José Louro e a sua equipa de autarcas e funcionários. Foi a vez de mais uma conversa informal, onde foram abordados assuntos respeitantes à Igreja, às suas gentes e aos problemas da interioridade.
Também aqui o autarca quis presentear o representante da Igreja no nosso distrito com uma lembrança.
Dali o Padre Fernando Farinha e o Bispo D. Antonino, seguiram para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, onde foram recebidos pelo Presidente da associação João Crespo e pelo Comandante Nuno Costa. Nesta instituição que são os bombeiros, não podia deixar de ser realçado o papel que estes desempenham ao serviço da população e, como destacou o Padre Fernando Farinha “a sua disponibilidade para colaborar com a paróquia” mas também frisar a “forma exemplar com sempre se apresentam na Igreja” quando ali são realizadas as missas durante a sua festa anual. No final o Presidente da Associação entregou ao Bispo uma lembrança para assinalar a sua presença na associação.
Para finalizar estas visitas protocolares, foi a vez do Posto Territorial de Arronches da GNR, receber a presença de D. Antonino. Uma vez mais o Padre Fernando Farinha realçou o trabalho dos Homens desta força militar no Concelho de Arronches e a sua disponibilidade para com a paróquia quando são solicitados por exemplo, para regular o trânsito durante as procissões. O comandante do posto Luís Marino, em breves palavras colocou o Bispo ao corrente do que é a constituição deste posto territorial, o número de efectivos de que dispõe e a área que cobrem em termos de segurança das populações deste concelho. A visita terminou com um café e uma tertúlia informal, tão ao jeito do Padre Fernando Farinha e do “Bispo da Proximidade” D. Antonino Dias.
A visita vai continuar com uma vasta programação que o Notícias de Arronches, dentro da sua disponibilidade de meios vai tentar acompanhar.