Click na Imagem

domingo, 1 de maio de 2016

I Passeio Equestre da Primavera de Arronches, uma iniciativa para repetir

Para comemorar o 30º Aniversário da Associação Portuguesa de Atrelagem, teve lugar ontem, dia 30 de Abril, com concentração às 10h30 no Rossio (antigo Campo de Futebol) em Arronches, dos participantes do I Passeio Equestre da Primavera de Arronches.
A iniciativa da AP.A. contou com o apoio da Câmara Municipal de Arronches, cuja Presidente Fermelinda Carvalho, acompanhou o passeio na atrelagem de D. Madalena Abecassis, uma das grandes impulsionadoras da Atrelagem em Portugal. O itinerário que se iniciou no Rossio , passou pela Praça da República, onde junto à Igreja Matriz, teve lugar a bênção pelo Padre Fernando Farinha, dos animais participantes, sendo posteriormente depositadas umas coroas de flores junto às imagens de N.Srª. de Assunção, N. Srª. do Carmo e Stº Isidro, padroeiro dos agricultores.
O percurso teve uma paragem na Atalaia das Escarninhas, onde os participantes desfrutaram de uma aperitivo e da presença do Grupo das Pedrinhas de Arronches que animou com a sua música e cantares este passeio. Seguiu-se depois a Herdade do Baldio–Regolfo da Barragem do Caia, onde teve lugar um almoço (pic-nic) partilhado.
O número de participantes "sendo aceitável não foi o esperando", conforme nos disse o criador Pedro Sousa Vieira, por neste mesmo dia haver um evento (Feira de Jerez) que deslocou possíveis participantes. 
Há no entanto que repetir a experiência porque, a satisfação demonstrada pelos participantes, faz-nos crer que, num próximo passeio, haverá muito mais aderentes, mesmo do concelho de Arronches onde há alguns amantes do cavalo.