Click na Imagem

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Celebração das cerimónias do Dia de São João, feriado municipal em Arronches

O dia de São João é feriado municipal em Arronches. Como tal, têm lugar as cerimónias que assinalam esse facto com uma série de eventos ao longo do dia.
Pelas 9 horas começaram a chegar à Praça da República, em frente aos Paços do Concelho os "Fumaças" com as suas "Tarecas". As motorizadas recuperadas dos anos sessenta que fizeram, e continua a fazer, as delícias dos seus apreciadores que as têm recuperado e hoje são verdadeiras relíquias de uma época já distante.
Nas janelas do edifício a Presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho e o Presidente da Assembleia Municipal, Abílio Panasco içavam as bandeiras Nacional e Concelhia ao som da Banda Euterpe de Portalegre.
Depois teve lugar o habitual périplo pelas principais ruas da vila, no qual se incorporaram autarcas, autoridades civis e militares (com a presença do Comandante Territorial de Portalegre da GNR), precedidos do desfile dos "Fumaças". 
Para terminar as cerimónias da manhã, realizou-se a habitual missa na Igreja Matriz, seguindo-se a programação para o resto do dia com um evento no Centro Cultural, abertura da Feira do Livro, Corrida de Touros e baile no Jardim do Fosso.