Click na Imagem

sábado, 1 de outubro de 2016

Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre-AADP, comemora com Feira Agrícola 40 anos de existência

A Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre-AADP, para assinalar o seu 40º Aniversário, levou a efeito nas suas instalações em Portalegre, a Feira Agrícola de Portalegre, que decorreu de 30 de Setembro a 2 de Outubro, com uma vasta programação.



A abertura da feira contou entre outros, com as presenças do Director da DRAP-Alentejo, do Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal-CAP, João Pedro Machado, Presidentes das Câmaras de Portalegre, Adelaide Teixeira e Armando Varela de Sousel, autoridades militares e várias individualidades ligadas ao sector agro-pecuário. Actuou para os presentes o Grupo de Cantares "Os Lagoais" das Freguesias da Sé e São Lourenço de Portalegre.
A Presidente da AADP, Eng.ª Fermelinda Carvalho, referiu em declarações à imprensa que “pretendemos com a concretização desta feira, em primeiro lugar assinalar os 40 anos de actividade da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre”, por outro lado a presidente da associação destaca também a oportunidade para “homenagear os 24 agricultores fundadores da AADP, que em Março de 1976 se organizaram e constituíram” esta associação.
A associação possui hoje 3.700 associados distribuídos por todo o distrito aos quais se juntam agricultores de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Idanha-a-Nova e Penamacor.Sendo o Distrito de Portalegre um dos mais pobres do país “a actividade agrícola tem uma enorme importância, sendo geradora de emprego e riqueza na nossa região”, afirmou Fermelinda Carvalho.
Tem como finalidade a AADP “congregar os agricultores jovens, menos jovens e a sociedade em geral, em prol do desenvolvimento do nosso distrito, que é um dos grandes desafios para o futuro”, concluiu.
A abertura oficial da feira foi precedida por um colóquio, de um ciclo, em que se abordou temas como Pecuária: Uma Realidade Alentejana ou, Conversas sobre Agricultura.
No Parque de Leilões, depois do colóquio teve lugar a cerimónia, onde foram recordados todos os agricultores fundadores da AADP, sendo que os Presidentes ainda entre nós, foram homenageados publicamente.
Seguiu-se uma visita à exposição comemorativa dos 40 anos da Associação e um périplo pelos stands da feira.