Click na Imagem

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Academia Sénior celebra o São Martinho


A Academia Sénior de Arronches, celebrou hoje uma das mais populares tradições portuguesas: o São Martinho, porque a 11 de Novembro é dia de celebrar o Santo, comer as castanhas e beber o vinho.

Na sede dos Trabalhadores da Câmara Municipal (antigo matadouro), assaram-se as castanhas. Logo cedo começaram a ser preparadas com o corte habitual para que o lume lento, as possa assar e fiquem saborosas. Este foi um ano bom para as castanhas e, por aqui, assaram-se mais de 20kg deste apetitoso e nutriente fruto.
Alunos, coordenadora e dinamizadores deste projecto, que nasceu em Arronches há dois anos, tem sido um dos grandes suportes (a par doutros) a marcarem com a sua presença quase todos os eventos na Vila de Arronches, e este foi especialmente seu.
Pelas mesas em manifesto convívio, passaram os pratos das castanhas que foram acompanhadas da tradicional Jeropiga, Moscatel e outros licores confeccionados de forma caseira.

História de São Martinho

“Martinho de Tours foi um militar, monge, bispo e santo católico, nascido a 316 e falecido a 397.
A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em dois e deu uma metade ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu (daí o “Verão de São Martinho”). Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.
A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior”.