Click na Imagem

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Dia Mundial da Diabetes, assinalado em Arronches com o XI Encontro de Diabéticos

A Diabetes é a principal causa de cegueira e foi o tema da oftalmologia de que tratou o XI Encontro de Diabéticos de Arronches

Com a sala da Biblioteca Municipal repleta de interessados nesta problemática, o Dr. Hamdy El Sharif Ahmed, médico cirurgião, formado na Faculdade de Medicina de Badajoz, fez parte do Instituto Barraquer de Barcelona e, presentemente, a exercer no Hospital de Évora, foi o convidado do Centro de Saúde de Arronches e fê-lo de forma desinteressada.

Para além do ilustre palestrante, o encontro contou com as presenças do Dr. Eliseo Senante, Drª. Maria Pilar Espino e a Enfermeira-chefe do Centro de Saúde de Arronches, Maria José Lopes. Presentes também  José Louro, Presidente da Junta de Freguesia de Assunção e a Coordenadora do Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal de Arronches, Drª. Maria João Corvelo. O evento contou com o Apoio do Município, Junta de Freguesia de Assunção, Instituto Becel e Museu do Pão.
Depois da introdução do palestrante a cargo do Dr. Eliseo, o Dr. Hamdy Ahmed, através de imagens projectadas, falou aos presentes da retinopatia, na qual a oftalmologia tem a sua principal componente.
“Olhos na Diabetes” definido pela Federação Internacional da Diabetes, que acredita ser possível viver num mundo sem diabetes reduzir a mortalidade global, e de forma particular esta especial complicação – a cegueira por diabetes.
A diabetes é uma epidemia em muitos países e também em Portugal, no entanto, é passível de ser considerada uma patologia prevenível e tratável. O especialista alertou também que "esta patologia constitui a principal causa de cegueira", daí a importância deste encontro. 
A Drª. Maria Pilar Espino numa breve intervenção, chamou a atenção dos diabéticos para a necessidade de fazerem uma alimentação regrada, muito exercício físico e controlar os níveis da glicemia e colesterol.
O Dr. Eliseo convidou a plateia a interpelar o Dr. Hamdy e houve por parte da assistência algumas intervenções directamente ligadas com a patologia e, sobretudo, saberem como podem ser consultados por este especialista, actualmente um dos melhores ao serviço da região alentejana.
No final numa das salas do Centro, foi oferecido um pequeno lanche aos presentes, com os alimentos indicados para os portadores da diabetes.