Click na Imagem

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Dr. António Ascenção recebe Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos

Conselho Nacional da Ordem dos Médicos homenageia médico pediatra de Portalegre

O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos vai atribuir a Medalha de Mérito ao Médico Pediatra, António Madeira Ascenção, por ter contribuído de forma relevante com a sua actividade e mérito pessoal para a dignificação da profissão médica, bem como da Medicina Portuguesa.
Esta homenagem teve lugar hoje, dia 4 de Novembro pelas 17h30 no decurso do 19º Congresso Nacional de Medicina, que se realizou em Coimbra e contou com a presença do Bastonário da Ordem dos Médicos, Prof. Doutor José Manuel Silva, do Presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Dr. Jaime Mendes e do Presidente da Sub-região de Portalegre da Ordem dos Médicos, Dr. Jaime Azedo.
Breve Biografia
O Dr. António Ascenção tem 97 anos e vive em Portalegre, cidade onde nasceu a 7 de Março de 1919. Frequentou o liceu de Portalegre e de Coimbra, licenciando-se posteriormente em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Coimbra a 6 de Janeiro de 1945.
Passou por diversos serviços de Pediatria como estagiário voluntário na região de Coimbra e exerceu funções como Médico Militar e Director de Enfermaria em Cabo Verde.
Já de regresso a Portugal, em 1947 frequentou e concluiu o Curso de Medicina Sanitária e Tisiologia Social pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e em 1948, o curso de Ciências Pedagógicas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Ainda nesse ano ingressou, como médico, no Hospital da Misericórdia, em Portalegre onde se dedicou exclusivamente à Pediatria.
Entre 1948 e 1959 exerceu cirurgia, anestesiologia, clinica geral, etc., e criou uma Enfermaria de Crianças da qual foi Director de Serviço. Foi nessa altura também, nomeado pelo Tribunal da Comarca de Portalegre, Juiz-Adjunto, substituto do Tribunal da Infância.
Em 1952 fez o exame de especialidade de Pediatria, tendo ficado inscrito na Secção Regional de Lisboa da Ordem dos Médicos sob o número 3474ª que corresponde a cédula profissional nº 5638 no Quadro de Especialistas de Pediatria da Ordem dos Médicos.
Em 1957, frequentou e concluiu um curso de aperfeiçoamento da mesma especialidade, na Faculdade de Medicina e Cirurgia Infantil da Universidade Santiago de Compostela.
Foi médico da Caixa Sindical de Lanifícios, médico do Centro de Assistência Social de Portalegre (nomeado pela portaria ministerial de maio de 1951), médico civil da Polícia de Segurança Pública e médico civil contratado do Batalhão de Caçadores n.º 1 (escolhido para este último e nomeado por prestação de provas documentais).
A partir de 1959, com a vinda de novos colegas de outras especialidades, pôde dedicar-se exclusivamente à Pediatria. Com efeito, em 1975, com a abertura do Hospital Distrital de Portalegre (atual Hospital Doutor José Maria Grande), deu seguimento ao Serviço de Pediatria, onde continuou a exercer, até 1989, as funções de Director de Serviço, tendo procedido a várias diligências para o desenvolvimento do Serviço de Neonatologia a que atribuíram o seu nome.
Ainda, após a abertura do Hospital Distrital de Portalegre, foi destacado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, por duas ocasiões, onde trocou experiências e actualizou temas com o Professor Jaime Salazar de Sousa, com a Professora Maria de Lourdes Levy e com o Professor Gomes Pedro.
Entretanto, orientou alguns estágios da especialidade em Portalegre, em complementaridade com o Hospital Pediátrico de Coimbra e com o Hospital Dona Estefânia de Lisboa, e fez parte do Júri de Exame de especialidade de alguns colegas.
Frequentou, também, vários cursos da Sociedade Portuguesa de Pediatria (de que é sócio agregado) e participou em diversas Jornadas e Congressos de Medicina Geral e Pediatria.
Depois de aposentado, ainda exerceu clínica privada, entre 1989 e 2002.
No dia 23 de Maio de 2009, foi-lhe concedida, pela Autarquia de Portalegre, a Medalha de Ouro de Mérito Municipal.