Click na Imagem

domingo, 6 de novembro de 2016

Ministro Vieira da Silva preside no Centro de Ciência do Café em Campo Maior, à assinatura de protocolo

Ontem ao final da tarde no Centro de Ciência do Café em Campo Maior, o Ministro da Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, presidiu à assinatura do protocolo entre a Associação Coração Delta e a Fundación Santa Maria La Real, para a primeira transferência internacional do programa “Lanzaderas”.

No âmbito do programa CLDS-3G e como resposta inovadora ao problema social do desemprego jovem, a Associação Coração Delta, através do programa Campo Maior Vila Solidária da Europa, pretende adaptar ao contexto nacional o programa Lanzaderas de Empleo y Emprendimiento Social (LEES).
O projecto Lanzaderas é uma iniciativa desenvolvida na vizinha Espanha pela Fundación Santa Maria la Real, com o apoio e o co-financiamento de diferentes administrações públicas e entidades privadas, tais como a Obra Social, Barclays e a Fundación Telefónica, o principal parceiro do projecto.
Respondendo às directrizes da U.E. no sentido de fomentar a colaboração e a cooperação entre os Estados-Membros, nomeadamente no que respeita à partilha de boas-práticas a problemas sociais comuns, o CLDS 3G de Campo Maior irá desenvolver uma iniciativa-piloto com o objectivo de adaptar o programa à realidade portuguesa, bem como medir o impacto em relação a medidas tradicionais utilizadas, com o fim último de escalar o projecto a nível nacional. 
As “Lanzaderas” são uma equipa heterogénea de jovens desempregados/as (dos 18 aos 34 anos), com espírito dinâmico, comprometida e responsável pelo seu próprio processo de inserção laboral e solidário, que participam no projecto de forma voluntária e que coordenados por um coach, reforçam as suas competências, desenvolvem outras, constroem conhecimento colectivo, tornam-se visíveis para as entidades empregadoras e colaboram todos e todas em conseguir alcançar um objectivo comum: conseguir emprego, seja por conta de outrem ou por conta própria.
Na abertura da cerimónia o Comendador Rui Nabeiro, depois de agradecer a presença do Ministro Vieira da Silva, lembrou que “continua a sonhar pensando nos outros” mas com a certeza absoluta que “tanto do lado de Espanha como do nosso lado, com a nossa experiência não vai ser difícil”, no que se refere a levar por diante mais este projecto das “Lanzaderas”.
O Presidente do Município de Campo Maior, Ricardo Pinheiro realçou o trabalho desenvolvido no âmbito do programa Contrato Local de Desenvolvimento Social-CLDS-3G, no seu concelho e considerou que “viver e construir um modelo sustentável numa sociedade é possivelmente a maior dificuldade para quem realiza gestão pública". Finalizando por afirmar que, o ensino com bases sólidas, estruturado e o empreendedorismo no seu Concelho, são hoje "uma realidade mesmo com diferenças de pensamentos e ideologias".
Seguiu-se uma Mesa Redonda em que foi moderadora Maria Manuel Valentim, coordenadora do CLDS 3G em Campo Maior e participaram o Director do Centro Distrital da Segurança Social de Portalegre, João Laranjo, Sandra Cardoso, Directora do Centro de Formação Profissional de Portalegre e Dionísia Gomes, coordenadora da Associação Coração Delta.
(Ler mais na edição em papel de Novembro)